Guarapari - Litoral sul do ES
Crédito da foto: Ramon Belga

Em primeiro lugar o Espírito Santo oferece praias, montanhas, vegetação rica e diversas atrações culturais. Tudo isso para que o viajante possa aproveitar ao máximo o que o estado tem de melhor. Além disso o litoral do estado é cheio de lindas praias, com várias opções de lazer e acomodação. Não importa quanto tempo o viajante tenha. Sempre dá para aproveitar um pouquinho de cada lugar, curtir a natureza e relaxar. Como se não bastasse o litoral sul é um dos destinos favoritos dos capixabas e mineiros.

Dicas de viagem – Montanhas Capixabas
Dicas de viagem – Vitória e Vila Velha

Por outro lado com a chegada do verão todo mundo corre para aproveitar ao máximo o litoral do Brasil. Contudo na maioria das vezes o Espírito Santo não é a primeira opção da maioria dos turistas. Entre a Bahia e o Rio de Janeiro, esse estado é repleto de belezas naturais. Além disso por ter um litoral pequeno é possível curtir muitas praias mesmo com pouco tempo. Nesse artigo vamos ajudar o viajante a descobrir as três melhores cidades do litoral sul que não podem ficar de fora da sua lista.

Como chegar ao litoral sul

Em primeiro lugar o caminho para quem vem da capital Vitória é bem simples. Basta atravessar a imponente Terceira Ponte, cruzar Vila Velha e seguir viagem pela rodovia do sol, ES-060. Além disso a rota também é simples para quem vem de outras regiões. Basta pegar a BR-101 até a entrada de Guarapari e de lá seguir viagem pela ES-060. Assim a rodovia do sol percorrerá todo o trajeto entre Guarapari – Anchieta – Marataízes.

Quando ir

Sem dúvida o verão é a época mais movimentada. Entre os meses de dezembro a fevereiro o agito é grande durante o dia e noite em todo o litoral sul. Portanto é comum congestionamentos e o ideal é fazer reserva de hospedagem com antecedência. Certamente a melhor época para visitar os destinos são entre os meses de abril a outubro. Isso porque as cidades tem temperaturas agradáveis durante todo o ano. Contudo esse período é baixa temporada e os preços dos serviços são mais justos. Lembre-se que os meses de outubro, novembro e dezembro costumam ser mais chuvosos.

Como circular

Sem dúvida esse é um roteiro perfeito para você aproveitar até mesmo em um feriado. Sendo assim a melhor maneira é alugando um carro para você curtir cada parada e todas as praias.

O que fazer

Marataízes

Em primeiro lugar das três cidades mencionadas nesse artigo, Marataízes é a mais distante de Vitória. São 127 quilômetros até a capital o que leva pouco mais de duas horas. Esse destino capixaba oferece 25 quilômetros de orla com águas mansas, praias e lagoas. Além disso a cidade é conhecida como a Pérola Sul Capixaba ou terra do abacaxi devido a grande produção de abacaxi pérola.

Por outro lado não deixe de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Conjunto arquitetônico formado pelo Trapiche e pelo Palácio das Águias que é considerado Patrimônio Cultural. Praia e Lagoa do Siri e por fim a incrível Praia das Falésias. Apesar de ser um município pequeno, Marataízes carrega grande valor histórico e belezas deslumbrantes.

Anchieta

Primeiramente Anchieta está a 80 quilômetros da capital Vitória. A cidade é ponto de chegada dos turistas religiosos que fazem peregrinação. Isso porque esse destino foi fundado pela Padre José de Anchieta como local de catequese dos índios. Além disso José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco em abril 2014. No mês de junho uma multidão se reúne para comemorar o aniversário do padre.

Por outro lado a cidade é perfeita para quem procura descanso em um belo lugar. Não deixe de conhecer o Santuário Nacional de São José de Anchieta que conta um pouco da história dos Jesuítas. Fazer um passeio de barco pelo Rio Benevente e por fim visitar as ruínas do rio Salinas.

Guarapari

Como se não bastasse saindo de Anchieta são 20 minutos de carro até Guarapari. Nossa última parada é uma das cidades turísticas mais importantes do Espírito Santo. Sendo assim um dos destinos favoritos de capixabas e mineiro. Guarapari fica a 60 quilômetros da capital Vitória. Além disso é conhecida como Cidade Saúde devido as propriedades medicinais das areias monazíticas de suas praias. Ao mesmo tempo é o destino que melhor combina lazer com infraestrutura.

Por outro lado Guarapari oferece atividades para todos os públicos. Para quem está viajando em família o ideal são as praias mais tranquilas e os parques temáticos. Enquanto a turma do turismo de aventura vai adorar as caminhadas, trilhas e mergulhos. Se você procura um pouco mais de tranquilidade, vá as praias da Enseada Azul – Praia dos Padres, Praia de Bacutia e Praia de Peracanga. Contudo se estiver procurando agito as praias do centro são ideais – Praia da Areia Preta, Praia das Castanheiras, Praia dos Namorados, Praia das Virtudes. Ainda mais que possuem ótima infraestrutura.

Por fim não deixe de conhecer os principais pontos turísticos desse destino incrível. Sendo assim saborear a moqueca capixaba, conhecer a reserva ecológica Parque Estadual Paulo César Vinha, fazer um passeio de escuna e conhecer a igreja antiga matriz.

Dicas

  • Sem dúvida a moqueca capixaba é o mais famoso dos pratos regionais. Portanto você não pode deixar de provar esse prato típico do Espírito Santo. Assim como a Torta Capixaba a base de frutos do mar e palmito fresco.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Solve : *
15 − 11 =