As melhores praias no Rio de Janeiro

Percorrendo a orla fluminense, o viajante descobre que o estado do Rio de Janeiro possui praias paradisíacas. Algumas de fácil acesso e outras com acesso por trilhas ou de barco. De todo jeito é impossível não se apaixonar por cada uma delas.

Leia mais sobre outras dicas de viagem fora do Brasil

Outras dicas de viagem no Brasil

Leia mais sobre viajando sozinha

Cercada de morros coberto de Mata Atlântica, o litoral do Rio de Janeiro pode ser dividido em três regiões. Litoral Sul, na Costa Verde, destaque para a charmosa cidade de Paraty e Angra dos Reis. No centro do estado está as famosas praias da capital carioca, Copacabana e Ipanema. Ao norte do estado estão as famosas e movimentadas cidades de Arraial do Cabo e Búzios, também conhecido como Costa Azul.

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Listada frequentemente como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol está localizada na ilha do Farol, na cidade costeira de Arraial do Cabo. Esse lugar é digno de cartão postal incluindo dunas, morros verdes, areia branquinha e águas azuis e translúcidas. Arraial do Cabo é conhecida como a capital do mergulho no Brasil. O viajante não precisa nem de equipamento para ver de perto a vida marinha. Para chegar a Praia do Farol o acesso é somente por barco autorizados. A ilha é controlada pela Marinha e cada visitante pode ficar no máximo uma hora.

Praia do Farol

Praias Azeda e Azedinha – Búzios

Não faltam belas praias na simpática cidade de Búzios. Apesar de pequenas, as praias Azeda e Azedinha são de extrema belezas e bastante populares. O que mais chama atenção dos visitantes são as águas límpidas e super esverdeadas que mais se parece uma piscina natural. Para chegar até aqui é preciso seguir a Orla Bardot, atravessar a Praia dos Ossos e seguir uma escadaria que te leva até a Azeda. Uma pequena trilha separa a Azeda da Azedinha. Ambas são cercadas por costões verdes, pequenas faixas de areia e possuem algumas barracas de drinques e petiscos.

Praias Azeda e Azedinha

Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande

Localizada em Ilha Grande, Angra dos Reis, a Praia de Lopes Mendes já teve o título de praia mais bonita do Brasil fora do Nordeste. Os visitantes não demoram muito para perceber o motivo de tantos elogios. São três quilômetros de areia fina e amendoeiras, com águas cristalinas em diversas tonalidades de verde e azul. A Praia de Lopes Mendes é razoavelmente tranquila, com exceção dos meses de alta temporada. Para chegar até aqui o acesso é por trilha. São quase três horas de caminhada intensa a partir da Vila do Abraão. Outra opção seria de barco/balsa até a Praia do Pouso.

Praia de Lopes Mendes

Praia de Antigos e Antiguinhos – Paraty

Paraty possui mais de 90 praias. Mesmo assim a Praia de Antigos e Antiguinhos são duas joias raras na região. Vale a pena todo o seu esforço para chegar até lá. O acesso é feito somente por barco, desde Laranjeiras, ou trilha a partir da Praia do Sono. O visual é de tirar o fôlego de qualquer visitante. Duas enseadas cercadas por montanhas coberta por mata atlântica. Areia fofa e clara, águas cristalinas, mornas e boas ondas para surfar. Antiguinhos ainda oferece uma pequeno riacho de água doce perfeito para tirar o sal do corpo.

Aviso aos viajantes: as praias ficam em uma área de preservação e por isso não é permitido acampar ou fazer fogueira.

Praia de Antigos e Antiguinhos

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

A musa de Tom Jobim não poderia ficar de fora da nossa lista. A Praia de Ipanema está presente em todas as visitas ao Rio de Janeiro. São 2,6 quilômetros de orla com as mais variadas tribos, surfistas, gays, sarados, gringos, hippies, dentre outros. O Posto 9 é um dos principais pontos de encontro e paquera. A Pedra do Arpoador possui o por do sol mai belo da cidade, digno de aplausos dos seus admiradores. Sem dúvida uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

Praia de Ipanema

Praia do Caxadaço – Ilha Grande

Outras grande preciosidade de Ilha Grande, Angra dos Reis. A Praia do Caxadaço é considerada uma das praias mais selvagens e bem preservadas da ilha. Isso porque para chegar ao destino o acesso é somente por trilha. São mais de três horas de caminhada através da Praia de Dois Rios. Todo o seu esforço é recompensado. Areia fina, águas transparentes azul turquesa, mata atlântica exuberante, rochas e um riacho com piscina cristalina.

Praia do Caxadaço

Praia do Forte – Cabo Frio

No histórico municipal de Cabo Frio, a Praia do Forte é a mais popular entre moradores e visitantes. São oito quilômetros de extensão em um visual de tirar o fôlego. Mar aberto azul e transparente, um dos melhores lugares do mundo para a prática de vela. O Forte de São Mateus, construído entre 1616 e 1620, é outro grande atrativo na cidade. Se tiver tempo, não deixe de conhecer a Praia do Peró.

Praia do Forte

Prainha – Rio de Janeiro

Localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, na região do Recreio dos Bandeirantes, a Prainha é um verdadeiro santuário natural. São 150 metros de extensão, pouca infraestrutura, poucas vagas para carro, sem acesso transporte público e apenas dois quiosque mas ainda assim vale a pena. O destino é protegido por dois morros de mata atlântica, algumas das melhores ondas da cidade e um mar azul que impressiona. Do alto do Restaurante Mirante é possível tirar a foto mais incrível da sua vida. Conheça a Prainha e descubra porque ela é considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

Prainha

Praia do Grumari – Rio de Janeiro

Na mesma área de proteção ambiental da Prainha, a Praia de Grumari é cercada por costões e morros com mata de restinga. São quase três quilômetros de extensão com a natureza preservada. Um contraste impressionante entre a mata e o mar azul. Aqui as ondas podem chegar até 3 metros de altura e por isso a praia do Grumari e muito procurada por surfistas.

Aviso aos viajantes: ao lado esquerdo da praia fica a praia de Abricó, frequentada por naturalistas.

Praia de Grumari

Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

A Barra da Tijuca é a maior praia em extensão do estado do Rio de Janeiro. São 18 quilômetros de areia fina e branquinha. Seis desses quilômetros é urbanizado e possui boa infraestrutura o restante é bem deserto. Não deixe de conhecer a Lagoa de Marapendi que é um verdadeiro refúgio para descanso.

Barra da Tijuca

Crédito das fotos: divulgação

Para mais informações blog Momondo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here