As melhores trilhas de Florianópolis

Para quem curte um contato mais próxima com a natureza Florianópolis é o lugar ideal. A cidade oferece uma grande variedade de trilhas quase sempre rodeadas de belas paisagens. A ilha de Santa Catarina foi bem generosa com os aventureiros. Há diversos passeios e caminhos a se percorrer, a pé ou de bicicleta.

Leia mais sobre outras dicas de viagem

Há trilhas para todos os gostos e tipos de pessoas. Algumas com baixo nível de dificuldade outras que demanda um bom preparo físico e um guia experiente, pois passam por trechos de escalada, áreas alagadas ou até habitat de animais peçonhentos. Porém antes de iniciar sua trilha é importante obter todas as informações necessárias para não ser pego de surpresa. Abaixo vamos listar as melhores trilhas de Florianópolis

Trilhas do Leste

Trilha da Barra da Lagoa até a Galheta/Praia Mole

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: 2h
Principal dificuldade: alguns trechos desaparecem sob a vegetação

Atravessando a ponte a caminhada começa na praia da Barra da Lagoa onde se inicia o trecho de trilha. É uma caminhada com paisagens belíssimas da região. Ao chegar ao topo do morro é possível avistar o Farol da Barra da Lagoa, praias da Barra, Moçambique, Mole e Galheta, as ilhas do Xavier e das Aranhas, o Parque Estadual do Rio Vermelho e a Lagoa da Conceição. Depois que chegamos a praia da Galheta, caminhamos pela areia batida, uma trilha de pedras e dunas. Ao final do passeio você chegará a Praia Mole, com várias opções de bares e restaurantes. A Praia da Galheta é conhecida por ser permitido o nudismo ou naturalismo e reduto do público gay.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha da Barra da Lagoa até a Galheta

Trilha Costa da Lagoa

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: 4h
Principal dificuldade: extensa

O Caminho da Costa como é conhecida a trilha é ideal para quem não gosta de grandes desafios e não esta a fim de enfrentar penhascos e desfiladeiros. O percurso é feito em trechos planos passando por enseadas de águas calmas e vilas. São oito quilômetros de extensão com alguns trechos pavimentados. Uma região que por muito tempo desenvolveu atividade agrícola. O ponto alto da trilha é após a Ponta da Areia onde é possível avistar uma paisagem inesquecível das Dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, Morro da Barra da Lagoa e Ponta da Galheta.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Costa da Lagoa

Trilha Praia do Gravatá

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 30min
Principal dificuldade: Sem dificuldades

A Praia do Gravatá raramente é incluída no roteiro dos turistas e na maioria das vezes até os próprios moradores da ilha desconhecem. Uma praia de pequena extensão entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina. Na entrada da trilha há uma placa da escola de Parapente Sul. É uma caminhada curta e fácil, mesmo com a subida inicial. Chegando ao topo do morro encontra-se o ponto utilizado para saltos de parapente. Basta descer para chegar a Praia do Gravatá onde existe uma pequena colônia de pescadores.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Praia do Gravatá

Trilhas do Sul

Trilha Ilha do Campeche

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: de 01h e 2h30 – Dependendo da trilha e das condições físicas do visitante
Principal dificuldade: Alguns pontos podem estar escorregadios por causa da umidade

A ilha fica em frente ao Pontal do Campeche, sendo considerado o maior sítio arqueológico de Florianópolis. Homens primitivos viveram e deixaram suas marcas a cerca de cinco mil anos e ainda há sinais dos tesouros escondidos da ilha.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Ilha do Campeche

Trilha Lagoinha do Leste

Nível de dificuldade: Difícil
Tempo: 2h e 50min
Principal dificuldade: Extensa, subida íngreme

Considerada a praia mais selvagem da ilha. Os turistas a consideram a mais bonita. Os moradores do sul garantem que é a mais misteriosa. Os ecologistas a defendem como se fosse a última praia do mundo. A Lagoinha, como é conhecida pelos ilhéus, possui uma beleza impressionante. Com uma praia de mar aberto, águas cristalinas, ela está espremida em dois costões com uma vasta mata Atlântica do lado de trás.

Essa praia secreta está abrigada no Parque Municipal da Lagoinha do Leste. Uma unidade de conservação desde 1992. O parque fica a 34 quilômetros do centro de Florianópolis e possui dois acessos por trilhas.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Lagoinha do Leste

Trilha de Naufragados

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 50min
Principal dificuldade: Sem dificuldades

São 40 quilômetros do centro de Florianópolis até o extremo sul da ilha. A Praia dos Naufragados reúne os principais atrativos dos amantes da natureza. Uma mata Atlântica exuberante, monumentos históricos, uma história de canhões e naufrágios. São 3 quilômetros de trilha percorrendo os dois morros que separam a Caieira da Barra do Sul. Um percurso bem marcado passando por um verdadeiro túnel da vegetação nativa. Com 1,5 quilômetros de areia grossa e muito procurada por surfistas.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha dos Naufragados

Trilha do Saquinho

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: 2h30
Principal dificuldade: Extensa com penhascos e desfiladeiros

A trilha do Saquinho está entre as praias da Solidão e Naufragados. Uma trilha bem marcada saindo do costão direito e cheia de penhascos, desfiladeiros, fontes e córregos. Perfeito para a prática do mergulho. Sem estradas e sem energia elétrica, a comunidade do Saquinho vive em isolamento voluntário. Sobrevive apenas da agricultura e pesca local. Entre os meses de julho a outubro a praia é ponto de observação de baleias brancas.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha do Saquinho

Trilhas do Norte

Trilha do Macaco

Nível de dificuldade: Difícil
Tempo: 3h
Principal dificuldade: Trilha praticamente abandonada e com bifurcações

A trilha do Macaco é o percurso que liga Vargem Grande a Lagoa da Conceição. Região Norte e Leste da ilha. Já foi passagem para rebanho de gado e produção de farinha moída. Era utilizado pelos morados da costa da lagoa para chegar ao norte da ilha. Porém hoje em dia o caminho foi praticamente abandonado. A trilha atravessa uma região pouco explorada de mata densa e árvores de grande porte. São oito quilômetros de travessia dentro do Parque do Rio Vermelho, uma área de preservação ambiental. É preciso contratar uma guia ou pessoa que conheça o caminho.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Pedra do Macaco

Trilha de Santo Antônio

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: 3h
Principal dificuldade: Trechos pouco demarcados

A trilha de Santo Antônio começa junto a barreira do morro. Pode ser difícil de identificar pois está mascarado por uma jazida de saibro. O ideal é contratar um guia pois há alguns trechos pouco demarcados. As principais atrações são vista panorâmica da Baia Norte e da Bacia do Rio Ratones.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Praia de Santo Antônio

Trilha Morro das Aranhas

Nível de dificuldade: Médio
Tempo: 50min a 3h
Principal dificuldade: subida curta e íngreme

No costão sul da praia do santinho, em frente ao Resort Costão do Santinho inicia-se a trilha que leva até o alto Morro das Aranhas. Logo no início o caminho é todo calçado por pedras e obras de arte feitas de ferro por povos que viveram ali no passado. A subida é bem curta e íngreme. Logo se chega ao topo com uma pedra virada para oeste com uma vista privilegiada. Se preferir pode iniciar a trilha pela praia dos ingleses e caminhar por dunas até o Santinho.

As melhores trilhas de Florianópolis
Trilha Morro das Aranhas

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here