Grande Barreira de Corais - Austrália
Grande Barreira de Corais

A Austrália é um país tão distante de nós e tão pouco explorado pelos brasileiros. Um destino com uma cultura e uma história muito rica. Talvez você nem saiba mas esse país já importou muita música e arte para o mundo todo. Alguns exemplos disso são Nicole Kidman, Hugh Jackman, Mel Gibson, Cate Blanchet, Heath Ledger, AC/DC, Midnight Oil dentro outros.

Leia mais sobre outros destinos de viagens

É um país com uma vegetação muito rica e ao mesmo tempo extremamente diversificada. Paisagens que vão desde belas praias até a área nevada mais extensa do mundo. Passando por vinhedos, selva, o mítico outback que abriga os povos aborígenes e os agito das cidades. Um dos grandes atrativos do país é imensa barreira de corais construída por organismos vivos e que pode ser vista até mesmo do espaço e a prática de surf da Gold Coast com suas 35 praias.

Conhecida como o Brasil de primeiro mundo, a Austrália é um dos países mais desenvolvidos do mundo e com uma diversidade cultural imensa. Melbourne e Sidney são as principais cidades do país. Sidney uma cidade agitada, que abriga pessoas de várias partes do mundo e muito ligada ao mar. Melbourne é a segunda maior cidade e centro empresarial. Abriga gente de diversas partes do mundo que vão à busca do concorrido mercado de trabalho.

Como chegar a Austrália

Saindo do Brasil a companhia Qantas viaja até Sidney com escala em Santiago. Uma vez que estiver no país, empresas como Jetstar, Virgin e Tigerair fazem voos internos para diferentes pontos do país.

Quando ir

Se você pretende visitar a norte e o deserto do país, a melhor época é entre abril a outubro. Quando as temperaturas são mais amenas e o calor menos intenso. Se for para o sul e as grandes capitais, o clima é agradável durante todo o ano. Porém entre novembro a março os meses são mais quentes. Se sua ideia é ficar na costa leste, lembre-se que chove bastante entre os meses de janeiro a março. De todo jeito o clima é agradável durante todo o ano.

Como circular pela Austrália

Por ser um mais muito extenso, a melhor maneira de se locomover de uma cidade para outra é de avião. Uma alternativa mais barata, porém mais longa, são as rodovias. As estradas são excelentes e as paisagens são impressionantes. Você pode pegar um ônibus ou alugar um carro. Recomendamos as companhias rodoviárias Firefly e Greyhound. Lembre-se que a mão é inglesa.

As ferrovias não são tão práticas como viajar de carro, ônibus ou avião. Toma-se muito tempo e há poucas saídas. Em determinados trechos você pode optar por trens luxuosos ou especiais. As paisagens são sempre lindíssimas. Sugerimos as companhias Indian Pacific, The Ghan e The Suderland.

O que visitar

  1. Tasmânia é uma região muito pouco explorada na Austrália, com uma beleza antiga e selvagem. Possui 17 parques nacionais sendo alguns deles considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.
  2. Parque Marinho Ningaloo está a 100 metros da costa. Um dos maiores recifes do mundo com 250 espécies de corais e 500 espécies de peixes.
  3. Ilhas Whitsundays são 74 ilhas de areias brancas, isoladas e rodeadas de barreira de corais.
  4. Uluru é considerado Patrimônio da Humanidade. Mantém a cultura e a história do povo aborígene. Uma paisagem desértica que é mantida por esse mesmo povo.
  5. Parque Nacional de Karijini com paisagens aonde a natureza vem cuidando de cada detalhe. Cenários que vão desde cachoeiras, túneis a piscinas de pedra.
  6. Alpes Australianos é uma prova viva da diversidade da paisagem australiana. Montanhas nevadas, trilhas, caminhadas e pedaladas são as atividades oferecidas no local.
  7. Kings Canyon é uma formação rochosa que surgiu a partir do antigo Canyon de arenito. Mantém mais de 600 espécies de plantas e animais.
  8. Ilha Fraser é a maior ilha de areia do mundo. Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma combinação perfeita de areia, mar azul turquesa, mata, lagos e observação de baleias.
  9. Floresta Daintree é a maior floresta tropical do mundo onde abriga a maior variedade de plantas e animais.
  10. Freycinet está localizado na costa leste da Tasmânia. O parque nacional une paisagens como areia branca, mar azul turquesa e montanhas de granito.
  11. Aproveite a grande barreira de corais para surfar ou mergulhar. São mais de dois mil quilômetros de barreira. Um passeio imperdível para se estar próximo da vida marinha.
  12. Conheça os bichinhos típicos do país como o canguru, coala, crocodilo, ornitorrinco e o diabo-da-tasmânia.
  13. Visite o parque nacional de Port Campbell e conheça um dos pontos turísticos mais famosos do país. Os Doze Apóstolos de Pedras.
  14. Não deixe de conhecer as principais cidades da Austrália. Desde a europeia e centro empresarial Melbourne a cosmopolita e agitada Sidney. Passando pela capital Canberra, as vinícolas nos arredores de Adelaide e Perth (quarta maior cidade do país, banhada pelo oceano Índico e isolada do mundo).

Porque visitar a Austrália

  • Paisagens tão distintas que se misturam de maneira única. A natureza do país é deslumbrante, com uma combinação perfeita entre o deserto vermelho do outback, parques nacionais, azul do mar e cidades cosmopolitas.
  • Os australianos são amantes de esporte e há uma grande variedade deles. Esportes como críquete e Rúgbi são famosos por aqui. Se você é amante de esportes, programa-se para visitar o país durante Grand Prix de Formula 1 ou Austrália Open de Tênis.
  • O surf é praticamente um estilo de vida. É possível ver gerações surfando juntos.
  • Opera House vale a pena à visita. A arquitetura trouxe um pouco de feminilidade a cidade de Sidney. Você não pode perder o fim de tarde tomando um drink e quem sabe até conseguir um ingresso para um espetáculo.
  • Para os amantes de vinho e boa gastronomia, faça um tour pelos vinhedos da região de Adelaide. O país possui uma excelente gastronomia com sabores da Ásia.
  • A europeia Melbourne e a cosmopolita Sidney são paradas obrigatórias.
  • Os australianos são bem animados e receptivos. Juntamente com o clima agradável, torna o país irresistível. Sem falar que há uma mistura de gente de todas as partes do mundo que convivem amigavelmente.
  • A qualidade de vida do país atrai turista de todos os lugares. Transporte de qualidade, parques, habitação, saúde, salário, economia e educação. Tudo isso é levado muito a sério por aqui.

Curiosidades

  1. Os australianos costumam dormir cedo. Por volta de 21h.
  2. As lojas e os centros comerciais fecham as 17h. Restaurantes costumam fechar as 21h.
  3. É comum comer carne de canguru. Você pode comprar em supermercados e açougues.
  4. Ao contrário do que todo mundo imagina, o Outback não é um restaurante australiano. A rede foi fundada nos Estados Unidos.
  5. A população da Austrália vive em média até os 80 anos.
  6. A capital da Austrália é Camberra.
  7. A população do país é de aproximadamente 24 milhões de habitantes. Menor que o estado de São Paulo.
  8. Cidades como Melbourne, Sidney, Perth e Adelaide estão entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver.
  9. De acordo com a lei, é proibido vender bebidas alcoólicas em supermercados.
  10. Os motoristas utilizam a mão inglesa para dirigir.

Dicas

  • A língua oficial é o inglês.
  • A moeda oficial é o dólar australiano.
  • A Austrália é um país muito extenso. Nem pense em conhecer todos os lugares e uma só viagem. Tem muita coisa para fazer, muitos lugares para visitar. Você vai precisar de tempo para curtir todos os atrativos.
  • A Austrália possui cinco diferentes fusos horários. Sidney está 10h a frente do Brasil.
  • Brasileiros precisam de visto eletrônico para ir ao país. O formulário é prático e não costuma demorar muito. Cerca de dois a três dias. Consulte Embaixada da Austrália para maiores informações.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here