Bolonha

A cidade de Bolonha na Itália, fica a 80 quilômetros de Florença. Localizada na região de Emilia-Romanha, onde é capital. Esse destino ganhou fama como o polo gastronômico mais irresistível do país. Se a culinária italiana já é celebrada no mundo todo, em Bolonha o viajante terá a chance de se deliciar a boa mesa na cidade conhecida como La Grassa (A Gorda). Foi nessa cidade, em prédios de parede avermelhadas, que foram criados o famoso molho a bolonhesa e a lasanha.

Dicas de viagem – Gênova

Dicas de viagem – Florença

Dicas de viagem – Veneza

Dicas de viagem – Nápoles

Dicas de viagem – Milão

Porém as peculiaridades que atraem o visitante até Bolonha vão além da culinária e arquitetura. A cidade possui ruas lindíssimas com edifícios cobertos com pórticos e várias construções medievais. Sem falar que é referência cultural por ser sede da mais antiga universidade da Europa e pela programação de eventos.

Como chegar a Bolonha

Não há voo direto do Brasil para Bolonha. É preciso fazer uma conexão em alguma cidade europeia. O aeroporto internacional é Guglielmo Marconi que fica a 6 quilômetros do centro da cidade. Bolonha é muito bem servida por estradas e transporte ferroviário. Aliás o trem é uma das melhores formas de se viajar pela Itália. O trajeto até Florença dura cerca de uma hora, até Milão são duas horas e até Roma são cerca de três horas. Consulte o site Trenitalia

Quando ir

A melhor época para visitar Bolonha é na primavera, entre os meses de março a maio. Ou no outono, entre os meses de setembro a outubro. A cidade fica mais agradável e as temperaturas mais moderadas. O inverno é frio e com temperaturas muito baixas impedindo o turista de aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer. O verão, entre os meses de junho e agosto, é alta temporada. A cidade fica cheia de turista e os preços de hospedagem e serviços bem mais altos.

Onde comer

A região de Emilia-Romanha da origem a uma infinidade de embutidos maravilhosos e pratos que deixam qualquer chefe de cozinha de boca aberta. São salames, linguiças, a melhor mortadela do planeta, o estupendo prosciutto di Parma, manteiga, queijos, muito alho, cogumelos e o inconfundível vinagre balsâmico de Modena. Um simples prato de macarrão com molho de tomate e carne moída se tornou símbolo da região. Há várias opções de restaurante no centro histórico, a maioria com excelente o menu. Se quiser provar a verdadeira culinária bolonhesa peça Tagliatelle al ragù.

Onde ficar

O ideal é se hospedar no centro histórico de Bolonha. Onde estão as principais atrações da cidade e há boas opções de hospedagem. A estação ferroviária não fica muito perto do centro. Você vai precisar pegar um táxi.

Como circular

A melhor maneira de circular pela cidade é a pé. A maioria das atrações se concentram no centro histórico de Bolonha. Aproveite para percorrer as ruas a pé e conhecer os principais pontos.

O que fazer

Piazza Maggiore

Comece seu passeio por Bolonha na Piazza Maggiore. Ela esta localizada no coração da cidade e é referencial turístico para todos os visitantes. A praça é uma herança medieval e foi preservada por seu valor histórico, cultural e artístico. Há várias trações ao redor da praça. Você pode aproveitar os diversos restaurantes, bares, cafés, observar as pessoas, os costumes locais e ainda fazer amizades.

Teatro Anatômico

A próxima parada na sua lista de o que fazer em Bolonha deve ser o Teatro Anatômico. Um lugar incrível que faz com que você faça uma viagem ao tempo. O teatro sofreu um bombardeio em 1944 e foi totalmente reconstruído. Atualmente funciona como uma espécie de museu com várias peças antigas e atuais para você apreciar. O espaço é todo feito em madeira, em referência a sala de aula da Universidade de Bolonha. Primeira a ser utilizada para estudo do corpo humano. Durante o tour o turista pode apreciar toda a arquitetura, estátuas de médicos da antiguidade e muitas outras coisas magníficas.

Passeio pelas ruas

Uma das melhores dicas para se aproveitar a cidade é fazer um passeio pelas ruas e principais bairros de Bolonha. O lugar é muito histórico e com traços muito medievais. Não deixe de tirar fotos e registrar cada cantinho dessa cidade. Não deixe de entrar em cada ruazinha, desbravar restaurantes, comprar lembrancinhas e conhecer as basílicas e atrações ao ar livre.

Piazza del Netuno

A Piazza del Netuno é fica a estátua e fonte de Netuno, uma das principais atrações de Bolonha. Um praça grande e em volta cheia de edifícios com seus pórticos.

Carpigiani Gelato Museum

Pode acreditar, esse lugar existe. Carpigiani Gelato é um museu que conta a história do sorvete mais famoso da Itália. Existem dois tipos de tour sendo o primeiro apenas uma visitação e o segundo inclui uma aula experimental para quem quiser aprender a fazer o sorvete. O legal desse passeio é que você conhece máquinas específicas na produção do gelato e ainda aprendi sobre a história do surgimento.

Torres de Bolonha

Bolonha é uma cidade muito conhecida por suas torres. São dezenas espalhadas pela cidade. Após os bombardeios na Segunda Guerra Mundial, muitas foram danificadas e tiveram de ser restauradas. As duas torres mais famosas são Torre Degli Asinelli e Torre Del Garisenda que juntas são conhecidas como Le Due Torri. Apenas a Torre Degli Asinelli é aberta a visitação.

Teatro Comunale

Localizado bem ao centro de Bolonha, o teatro possui uma arquitetura deslumbrante. Aberto ao público, é de uma beleza pouco encontrada em qualquer outro local. Lá você poderá assistir desde peças teatrais até musicais e eventos de dança.

Dicas

  • Visite o site da Cidade de Bolonha que possui várias dicas sobre a cidade.
  • Para fazer a visita ao Caripiani Gelato Museum é preciso agendar com bastante antecedência. Esse tour é muito requisitado pelos turistas.
  • Aos sábados, a principal avenida, a Via Indipendenza, só abre para trânsito de pedestres. É comum ver muita gente caminhando, comprando e  se exercitando por lá.
  • Procure ficar sempre dentro do centro histórico de Bolonha. Como toda cidade grande, há vários pedintes esperando somente um descuido seu.
  • A fonte de Netuno disponibiliza água potável. Você pode levar uma garrafinha e beber direto.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here