Cannes

Em primeiro lugar se Hollywood representa tudo aquilo de mais grandioso na sétima arte, Cannes na Costa Azul da França, carrega todo o glamour e a aura cool do cinema desde 1946. Já no calçadão Boulevar de la Croix o viajante percebe o impacto das grandes redes hoteleiras, cassinos, lojas de alta costura e certamente o palácio onde ocorre o Festival de Cinema e a entrega da disputada Palma de Ouro.

Dicas de viagem – Lyon

Dicas de viagem – Mônaco

Cannes é aquela cidade que o turista acha que conhece uma vez que a cidade é presença maciça nas mídias durante o Festival de Cinema e o Festival de Publicidade. Todavia ao visitar o destino descobre um lugar inusitado e divertido.

Como chegar a Cannes

Infelizmente não há voos direto do Brasil para Cannes. Por isso será necessário fazer ao menos uma parada em alguma lugar da Europa. Por outro lado o Aeroporto Nice Côte d’Azur é o mais próximo da cidade. Além disso há ônibus saindo a todo momento direto para Cannes. O bilhete custa em média 16,50 euros (ida) ou 26,50 (ida e volta). É permitido levar uma bagagem porém para cada volume extra cobra-se 1 euro. Além do que Cannes é muito bem servida por linhas de trem, como a TGV, que ligam as principais cidades da Costa Azul  e da Provence.

Quando ir

Certamente a melhor época para ir a Cannes é no verão, entre os meses de junho a agosto. Porém alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de fazer sua reserva. Durante o verão a cidade fica cheia de turista, os preços dos serviços mais altos. Por outro lado a temperatura média fica em torno de 23 graus, as praias cheias de turistas e moradores e ainda vale lembrar que os dias em média duram cerca de 12 horas. Já no outono, entre os meses de setembro a dezembro, a temperatura fica em média de 12 a 20 graus. Além disso é o período mais chuvoso do ano, porém quando a época dos festivais.

O inverno começa no final de dezembro até março. Apesar de não ter tão rigoroso, o viajante para precisar de proteger. As temperaturas ficam em média de 10 graus, contudo as chuvas permanecem. Por fim a primavera vai de março a junho com temperaturas mais quentes. Em média de 12 a 20 graus e chuvas menos frequentes.

Onde ficar

Sem dúvida Cannes possui uma grande variedade de hotéis sendo a maioria deles com preços bem salgados. Durante a época dos festivais é impossível fazer uma reserva nos principais hotéis da cidades, o clássico Martinez, o moderno JW Marriott e o Carlton Intercontinental.

Mapa de Cannes
Mapa de Cannes

Sem dúvida o litoral de Cannes é onde estão a maioria dos hotéis. Isso por conta da facilidade de locomoção e dos principais pontos turísticos. De acordo com o mapa acima, as regiões 2, 3, 10, 9 e 8 (respectivamente, os bairros: La Croix-des-Gardes, Îles de Lérins, Centre-ville – Croisette, e Pointe Croisette) são os melhores para hospedagem.

A região 1, La Bocca, está próxima a Costa Azul de Cannes. Além disso é um bairro muito bonito e bastante procurado pelos turistas. Também é a região que abrange o aeroporto de Cannes, o clube atlético e outros. As regiões 4, 5 e 6 do mapa (respectivamente Petit Juas, Carnot e Prado-Republique) são bairros com mais prédios e não estão próximas ao mar. Por isso pode não ser tão interessante para o viajante que está indo em busca de praia. Apesar disso contam com atrações, restaurantes, bares e cafés interessantes.

Por fim, a região 7 (Californie Pezou) fica no extremo de Cannes. Apesar de estar longe do mar, promete uma vista linda por conta do relevo. Além disso é um bairro que conta com prédios mais antigos, bastante área verde e faz parte da rica história da cidade.

O que fazer

Rue d’Antibes

Por certo que a Rua d’Antibes é o centro de compras mais famoso de Cannes. Aqui a população encontra lojas de grife e roupa de alta costura. Além disso o espaço ainda conta com marcas bem conhecidas do público como Prada, Tommy Hilffger, Zara mas ainda Ladurée, estabelecimento que vende os melhores Macarrons do mundo. Como se não bastasse a rua encanta por seu charme e elegância.

B. Pub Bar

Uma vez que vem a Cannes, não pode deixar de conhecer o B.PUB BAR. Esse lugar bem estilo francês possui um ambiente bem agradável. Além disso atrai visitantes de todos os lugares devido a seus famosos e exóticos drinques. Como se não bastasse possui um excelente cardápio e está localizado na Boulevard de La Croisette.

Marché Provençal

Apesar do horário de funcionamento curto, de terça a domingo das 6h às 13h, o Marché Provençal é um passeio bem bacana de se fazer em Cannes. Um mercado de frutas, verduras, legumes, carnes e frutos do mar localizado na Cours Masséna. Além disso o lugar oferece diversos alimentos frescos e de qualidade. Aproveite para experimentar a famosa socca uma especialidade francesa, que parece com um crepe, mas é mais grossinho e feito de farinha de grão-de-bico e ainda almoçar pela região.

Palais Des Festivals

Sem dúvida é o principal ponto turístico de Cannes e também onde acontece o festival anual de cinema. O Palais des Festivals está junto a famosa Boulevard de la Croisette. Avenida que beira a orla da praia e mais ainda, é cheia de lojas de grife e prédios altos. Além disso em frente ao palácio fica a versão francesa da calçada da fama com mais de 300 assinaturas.

Îles de Lérins

Îles de Lérins são duas ilhas famosas que estão em frente a Cannes. Para chegar até lá é preciso pegar um barco em quai Max Laubeuf, a viagem dura cerca de 15 minutos. Além disso a Île de Sainte Marguerite é a menor e possui várias trilhas bem legais para explorar a área. Enquanto que a île Saint-Honorat possui um monastério cheio de monges que levam os turistas para conhecer a ilha e as capelas que ficam espalhadas por ela. Como se não bastasse as belezas naturais, a Îles de Lérins também possui restaurantes, lanchonetes e vestuários. Certamente um passeio incrível para se fazer pois as ilhas são realmente lindas.

Avenida La Croisette

Inegavelmente a Boulevard de La Croisette é a avenida mais famosa de Cannes e mostra todo o charme da cidade. Além disso os prédios que ficam na orla são magníficos e caminhando pela praia o visitante verá um porto de tirar o fôlego. Além do mais a avenida possui diversos restaurantes, bares, cafés e inúmeras lojas de grife.

Forville Market

Forville Market é um mercado que oferece uma infinidade de coisas, desde peças de brechó até móveis. Além disso você terá oportunidade de encontrar de tudo e os preços são bem acessíveis. Além de ser o maior fornecedor de frutas, verduras e flores, é uma passeio bem divertido e cheio de surpresas.

Rue Meynadier

A Rue Meynadier fica no finalzinho da Rue d’Antibes contudo possui uma proposta bem diferente. Ao contrário da Rue d’Antibes, aqui o turista vai encontrar todos os tipos de souvenires, camisetas, mapas, canecas e várias outras coisas. Além disso os preços são bem acessíveis.

Dicas

  • Uma dica bacana para conhecer a região é alugar um carro. Assim o viajante poderá visitar Cannes, Mônaco e Nice. Além disso as estradas são lindas e essa é a melhor maneira de circular pela Costa Azul.
  • Outra dica importante é economizar tempo e dinheiro com os passeios. Por isso garanta seu ingresso antes pela internet. Através do Site de Ingressos da Europa

Crédito das fotos: divulgação

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLyon
Próximo artigoNice

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here