Torres del Paine - Chile
Torres del Paine

O Chile está do outro lado da América do Sul na costa do Oceano Pacífico. Um país bem curioso e com uma forma territorial bem diferente (fina e extensa). São aproximadamente 4300 quilômetros de comprimento e 175 quilômetros de largura que garantem um clima bem variado. O norte do Chile garante terras áridas e quentes, em contraste ao sul gelado do país.

Um dos lugares mais procurados pelos brasileiros quando visitamos o exterior. O Chile é uma ótima opção para gastar pouco e conhecer um pouco mais do nosso continente. Apesar do grande atrativo ser o vinho e a neve, esse país atrai gente de todos os gostos e estilos. Com paisagens tão distintas, desde montanhas cobertas por neve até o deserto do Atacama, não tem como não se apaixonar.

Roteiro completo da nossa viagem ao Chile aqui
Dicas de hotéis no Chile
Leia mais sobre outros destinos de viagens

Como chegar ao Chile

De avião há voos direto de São Paulo para Santiago pelas companhias TAM, LAN, GOL. Os preços das passagens variam conforme a temporada. De carro ou moto você pode chegar de diversos caminhos. O ideal é que haja pelo menos duas pessoas aptas a dirigir pois o caminho é longo. Lembre-se que no inverno, a fronteira entre Mendonza e Santiago pode estar fechada. De ônibus as empresas Pluma Internacional e Chilebus fazem o trajeto partindo de São Paulo (54h), Curitiba (46) ou Porto Alegre (36h).

Quando ir

O Chile tem estações do ano correspondentes ao Brasil. A melhor época para visitar o país é entre os meses de abril e maio, setembro e outubro. Por ser uma país com um extensão territorial bem comprida, cada região possui uma clima diferente. Um período de chuva e uma época diferente para se visitar.

Se você estiver procurando por neve, espere a temporada de inverno, entre os meses de julho a outubro. Lembrando que julho e agosto são alta temporada e os lugares estarão lotados e mais caros.

Se estiver à procura do deserto do Atacama, saiba que este é o deserto mais seco do mundo. Evite os meses de janeiro a março onde há grandes chances de chuva e pode estragar seu passeio

O que fazer

Santiago

Santiago é uma cidade cercada por montanhas e porta de entrada dos brasileiros principalmente para quem procura a neve. Um destino cheio de agitado noturno, restaurantes, bares, atividades cultural e muito cosmopolita. A cidade impressiona pela organização e pela limpeza. Por estar no centro do país e em meio a vales férteis, há muito cultivo de frutas, principalmente uva. O Chile um dos maiores produtores de vinho do mundo. Falando nisso, você não pode deixar de conhecer as vinícolas da região.

Valparaíso

Valparaíso é o segundo lugar mais procurado por estrangeiros e o primeiro destino entre visitantes nacionais. A cidade portuária atrai turistas em busca de areia e sol. Valparaíso está a apenas 144 quilômetros de Santiago. A cidade é repleta de morros e parece que parou no tempo com seu casarões coloniais do século 19 e elevadores coloridos. O destino foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Vinã Del Mar

Localizada ao lado de Valparaíso, Vinã Del Mar é considerada um dos balneários mais importantes do Chile, pena que a água é gelada. A cidade, que tem o apelido de Cidade Verde, encanta os visitantes com suas diversas áreas verdes, castelos, palácios e o casino local.

Deserto do Atacama

Localizado no estremo norte do país e considerado o deserto mais seco e mais alto (2,4 metros de altitude) do mundo. O Atacama reserva paisagens indiscutíveis. De gêiseres, lagunas de água salgada, piscinas naturais de água quente e cristalina, vulcões, dunas, montanhas até um céu incrivelmente estrelado. O ponto de partido para o deserto é San Pedro de Atacama. Uma cidade rústica e muito simples. Ruas de terra, iluminação precária e casas construídas de tijolos adobe. Tudo isso faz parte do charme da vila.

Ilha de Páscoa

Conhecida mundialmente por seus famosos moais. Gigantescas estátuas de pedras vulcânicas construídas pelos povos Rapanui que desapareceram. Há mais de 600 estátuas que dividem o arquipélago e é um dos lugares mais misteriosos do mundo. A ilha fica a 3500 quilômetros da costa chilena.

Cordilheira dos Andes

É o cartão postal mais famoso do país com aproximadamente 7000 quilômetros de extensão sendo a maior cordilheira do planeta terra. Lá se destaca também as melhores estações de esqui da América do Sul, o Valle Nevado a mais visitada do país. As estações de esqui estão a mais ou menos 30 quilômetros de Santiago e possui excelente estrutura para esquiar e snowboard.

Patagônia e Torres Del Paine

Uma região inóspita e deslumbrante que vão desde montanhas nevadas, geleiras, fiordes, vales, rios e lagos azuis da região. Você ainda pode se maravilhar com a Cordilheira dos Andes com montanhas nevadas, geleiras, vulcões, vales e floresta. É também conhecida como a Terra do Fogo. Não deixe de conhecer o Parque Nacional Torres Del Paine.

Região dos Lagos e Puerto Varras

É um dos únicos lugares do mundo onde as baleias se reúnem para alimentar. Os lagos andinos são perfeitos para trilha ou carro alugado. A capital desse destino é Puerto Montt, considerado porta de entrada dos lagos andinos (que estão situados no Chile e na Argentina). Há diversos parques nacionais e paisagens selvagens impressionantes.

Puerto Varas é uma cidade de 40 mil habitantes de colonização alemã. A cidade chama a atenção por seus lagos de águas cristalinas.

Pucón

A cidade está a 780 quilômetros de Santiago, ao sul da capital. Com aproximadamente 30 mil habitantes, Pucón é um dos destinos mais procurados do Chile. Com uma excelente estrutura de hospedagem e serviços, a cidade está em uma área com muitos vulcões e natureza privilegiada. Um lugar tão pequeno mas que oferece diversas opções de lazer e aventura. Os turistas vão em busca de adrenalina.

Dicas

  • Os brasileiros não necessitam de visto para entrar no país. Somente passaporte válido ou carteira de identidade.
  • A moeda é o peso chileno
  • O fuso horário do país é de -1h com relação a Brasília.
  • Durante o planejamento de sua viagem é importante lembrar que no verão os dias são mais longos e inverno mais curtos.
  • Dizem que o Chile tem um dos céus estrelados mais bonitos do mundo. Não perca a chance de observar as estrelas.

Crédito das fotos: divulgação

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBem vindos ao Peru
Próximo artigoColômbia

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here