Nobres

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, não foi o único destino no centro-oeste brasileiro contemplada com belezas naturais incríveis e perfeitas para o ecoturismo. A pequena cidade de Nobres, no Mato Grosso, bem escondida e muito pouco conhecida também vem ganhando fama pelos rios cristalinos cheios de peixe, grutas e cachoeiras.

Leia mais sobre outros destinos de viagem

Quando se trata de belezas naturais e atrações ambientais ainda preservadas, Nobres não fica para trás. A diferença é que esse destino possui preços bem mais acessíveis que a cidade do Mato Grosso do Sul. Isso se deve pela pouca infraestrutura turística. É um lugar conhecido por manter ares do interior e pelas belezas naturais pouco exploradas.

A maioria das atrações estão localizadas na vila de Bom Jardim, a 65 quilômetros do centro de Nobres. Com aproximadamente 500 habitantes, a vila possui em torno de 10 pousadas porém é o melhor lugar para se hospedar. Caso queira um pouco mais de comodidade, terá que se deslocar todos os dias para o centro, onde há mais alternativas.

Como chegar a Nobres

O aeroporto mais próximo é o da capital Cuiabá, a 150 quilômetros de Nobres. De carro saindo da capital mato-grossense siga pela rodovia Emanuel Pinheiro, MT-010, que liga a cidade até a Chapada dos Guimarães, trevo do manso. Pegue a estrada MT-351 e são mais 81 quilômetros até a Usina do Manso. Dai em diante é só seguir as placas.

Outra opção para chegar seria de ônibus. Há empresas de várias capitais do Brasil que fazem o trajeto até Nobres, principalmente Goiânia, Brasília e Cuiabá.

Quando ir

A melhor época para conhecer Nobres é entre os meses de abril a setembro. Estações menos chuvosas. Nesse período você foge das chuvas e das trombas d’água que podem ser perigosas e atrapalhar qualquer passeio. Além disso as águas dos rios estão mais cristalinas e as cachoeiras menos turvas. Mesmo assim há quem prefira enfrentar a chuva para pegar a época de cheia nos rios e cachoeiras.

O que fazer

Apesar de pouco conhecida e com uma infraestrutura turística ainda pequena, é recomendável passar pelo menos três dias em Nobres. Assim você consegue aproveitar o que há de melhor na cidade e sem correria.

Aquário Encantado

Quem já foi garante que esse lugar é um verdadeiro aquário natural escondido entre as árvores com águas azuis e grande diversidade de peixes. A dica é mergulhar com snorkel e observar a beleza debaixo d’água.

Cachoeira Serra Azul

Para chegar até aqui os aventureiros precisam encarar uma trilha de 1 hora e meia. A Cachoeira Serra Azul está localizada no município de Rosário Oeste, vizinha a Nobres e dentro da área de preservação Sesc Pantanal. São 45 metros de queda d’água formando uma lagoa de águas cristalinas em tom azulado que impressiona todos os turistas. São 470 degraus de subida e mais 130 de descida sendo obrigatório o uso de colete salva-vidas.

Lagoa das Araras

A Lagoa das Araras é um lugar para contemplação e observação de uma grande variedade de aves como araras azuis, papagaios, periquitos, maritacas e diversos pés de Buriti ao redor da lagoa. Não deixe de levar repelente e binóculo para observar mais de perto. A dica é ir no fim de tarde e contemplar um lindo pôr do sol.

Balneário Estivado

Além de ser a atração mais próxima a Vila de Bom Jardim, o balneário fica dentro de uma propriedade privada. A lagoa da propriedade formou uma praia ideal para mergulho e perfeito para observar as várias espécies de peixes. No local também é servido um delicioso almoço e petiscos no quiosque. Horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Rio Triste

O Rio Triste está localizado no município vizinho de Rosário Oeste. É um dos passeios mais tradicionais de Nobres. Para fazer esse passeio é preciso contratar um guia e fechar o pacote com uma agência de turismo. O pacote deve incluir colete salva-vidas, máscara com snorkel e sandálias apropriadas. O rio possui águas extremamente transparente em um tom azulado. Para preservar a natureza do lugar é proibido pisar no fundo dos rios, usar repelente e protetor solar.

Gruta Duto do Quebó

Um túnel escuro com aproximadamente 280 metros, com água chegando na altura do joelho. É possível atravessar a pé com como boia cross. São quase dois quilômetros de corredeira pelo Rio Quebózinho. Durante o percurso os guias iluminam o trajeto para que os turistas possam observar as formações de calcário no teto e nas paredes da gruta.

Reino Encantado

O Rio Salobra possui mais de 600 nascentes e é perfeito para mergulho. Assim como o Rio Triste é proibido pisar no fundo dos rios, usar repelente e protetor solar. O passeio inclui uma caminhada até a nascente do rio. De lá a trilha continua até a maior parte das ressurgências, onde é feito treinamento para então descida do rio de mil metros flutuando. Durante o passeio é possível observar com animais, como cutias, pacas, macacos, tamanduás, tatus, jaguatiricas e outras variedades. O passeio dura em torno de duas horas e inclui equipamentos como, coletes, máscaras e sandálias.

Parapente

O passeio de parapente é feito na Serra do Vai Quem Quer em Nobres, Acorizal e na Chapada dos Guimarães. Para fazer o voo é preciso subir montanha acima em uma caminhonete 4×4 até o topo. Depois da decolagem, a aeronave pode planar por horas. O parapente é um esporte para todos os gostos.

Dicas

  • A maioria das atrações em Nobres ficam dentro de propriedades privadas e por isso é necessário pagar uma taxa na entrada. Em algumas você consegue o voucher no próprio local. Outras precisam de planejamento sendo necessário contratar um guia e uma agência de turismo.
  • Principais agências de turismo em Nobres:
    • Roma: (65) 3376-2147
    • Bom Jardim: (65) 9689-7033 ou 3102-2018
    • Rota das Águas: (65) 3102-2019
  • Para maiores informações turísticas é (65) 3376-2009 ou no site
  • É preciso comprar ingresso para todas as atrações turísticas, com exceção de passeio de barco, nas agências de turismo da cidade. Você vai até a agência com o seu próprio carro e de lá parte com o guia. Não há sinalização nas estradas. Caso não tenha carro, é preciso combinar traslado.
  • Os passeios acontecem diariamente das 8h às 17h até as principais atrações da cidade.
  • Não deixe de levar repelente. Os mosquitos podem estragar seus passeio.
  • Leve sempre uma quantia em dinheiro. Não é possível sacar dinheiro na Vila de Bom Jardim e nem todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartão de crédito/débito.
  • Se você não estiver indo de carro, é aconselhável alugar um no aeroporto de Cuiabá. Você não dependerá de translado e terá mais liberdade para circular entre Nobres e a Vila Bom Jardim.
  • Não há sinal de internet na Vila Bom Jardim. Aproveite para se desconectar do mundo e entrar em contato com a natureza
  • Se for alugar um carro, lembre-se de pegar um que seja alto. Vai fazer toda a diferença na hora de circular pelas estradas.

Crédito das fotos: divulgação

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here