Croácia

A Croácia está localizada no sul do leste europeu. Com uma população de aproximadamente 4,3 milhões, só entrou para a União Europeia em 2013. Com mais de 1778 quilômetros de litoral, somente no verão o país recebe mais de 800 cruzeiros turísticos em suas cidades costeiras.

O turismo nesse país vem crescendo a cada ano e não poderia ser diferente. Com fotos que parecem ter sido feitas em photoshop, a Croácia é o destino perfeito para quem busca praias belíssimas e mar de águas cristalinas. Sem falar que partes das cenas de Games of Thrones foram gravadas lá.

Devido aos preços convidativos e ao mar Adriático de tirar o fôlego de qualquer turista, essa ex-nação Iugoslávia ganhou fama e o título de melhor praia da Europa. Apesar da extensa costa com paisagens lindíssimas que deram fama ao país, a Croácia tem muito mais a oferecer. Dê uma chance ao Parque Nacional Plitvice ou a cultural capital Zagreb e você não irá se arrepender.

Embora tenha enfrentado uma recente história de guerra hoje é um país refeito. Com uma população local super gentil, excelente infraestrutura, organizado e muito bem preparado para o turismo.

Leia mais sobre outros destinos de viagens

Quando ir a Croácia

A melhor época para visitar o país é entre os meses de Maio a Setembro (início da primavera e final do verão na Europa). De todo jeito evite os meses de Julho e Agosto por serem meses de férias e alta temporada. Nesses dois meses os preços ficam bem mais elevados e todos os lugares cheios e com fila.

Como chegar

Não há voos diretos do Brasil para a Croácia. Você vai precisar fazer conexão em uma das grandes cidades europeias. Companhias como Lufthansa e British são as mais rápidas e convenientes, mas você pode optar também por empresas como TAP, KLM ou Turkish.

De trem, a capital Zagreb é ligada a cidades como Viena, Munique e Budapeste, mas as reservas devem ser feitas pelo site BD Bahn.

Se você optar por carro, saiba que as estradas estão em sua maioria em bom estado de conservação e sinalização. Essa seria uma boa opção para quem quer conhecer as cidades do interior até os pequenos e fascinantes países da Europa. Na hora de cruzar a fronteira é necessário apresentar o passaporte, pagar a taxa de pedágio e passar pela alfândega.

Como circular

Há diversas maneiras de circular pelo país. A Croatian Airlines é a companhia com mais voos e serviços para diversas partes do país. Uma alternativa mais barata seria viajar de trem através da companhia Hznet. A empresa possui vagões confortáveis, modernos, pontuais e seguros porem não há muita disponibilidade de horários.

A opção mais barata seria de ônibus, com uma boa malha rodoviária, vários horários e preços justos. As empresas Croatia Bus, Autotrans Rijeka e Autobusni promet Varazdin são as mais indicadas.

O que comer

Devido a sua posição geográfica, a Croácia sofre bastante influencia na sua culinária. Do lado da costa do mar Adriático, há bastante alcance de pescados, influências gregas e italianas. Indo em diferença ao interior e a capital Zagreb você percebe mais inspirações húngaras, turcas e austríacas. Não deixe de experimentar as cervejas locais Osujisko Pivo e a Karlovako que são deliciosas.

O que fazer

A Croácia vem se afirmando como um dos grandes destinos turísticos da Europa, principalmente para os amantes de belas praias. A melhor maneira de passear pelo país e conhecer os melhores lugares é de carro ou ônibus. Dessa maneira você garante as melhores paisagens.

Zagreb

É a capital da Croácia. Uma cidade com mais de um milhão de habitantes e repleta de parques, museus e diversos opções de vida cultural. Uma vida noturna agitada com bastante badalação, bares e restaurantes. A cidade se divide em Gonji Grad ou Cidade Alta que é a parte mais antiga e Donji Grad ou Cidade Baixa, parte mais nova. A Rua Tkalciceva é um dos pontos altos da cidade, assim como a Igreja de São Marcos e o Museu dos Relacionamentos Terminados.

Zadar

Duas coisas atraem os turistas para este local e pode acreditar que vale a pena. O Sea Organ ou Órgão do Mar, uma construção simples de tubulações encravadas em pedras que fica a beira do mar. Quando a força da água bate nessa construção emite uma melodia espetacular. Você é capaz de ficar ali sentando por horas observando o por do sol, a melodia e a energia que esse local oferece. Saudação ao Sol são placas de vidro em formato de circulo que ficam no chão e armazena a energia do sol. Quando chega a noite vira uma atração à parte. Além disso, a cidade está entre muradas que criam um verdadeiro ponto de atração com bares, restaurantes e lojas. A melhor maneira de conhecer a cidade é a pé uma vez que as ruas são estreitas e não pode estacionar.

Split

É uma cidade estratégica. Localizada no litoral da Croácia que liga o país a várias ilhas e até mesmo a Itália. Não deixe de conhecer o Palácio Diocleciano onde vivem mais de 2000 pessoas e onde você pode encontrar excelentes bares e restaurantes. Caminhe pelas ruas do palácio que são um verdadeiro charme. A ida até Split vale muito a pena mas não espero muito da cidade além do palácio. Programe um dia inteiro e se puder um noite para conhecer o destino.

Parque Nacional Plitvice

Não é à toa que o parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. São mais de 300 quilômetros de área com 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, tamanhos e divididos entre lagos superiores e inferiores. Os passeios são feitos por passarelas, por terra e até mesmo de barco.

Hvar

É das 1185 ilhas do litoral da Croácia e também conhecida como a “Nova Ibiza” já que é bem badalada e cheia de povoados. Da ilha de Hvar saem diariamente diversos passeios que fazer bate e volta para outras ilhas dos arredores como Ilha Vis, Ilha Brac, Gruta Verde. Ao mesmo tempo em que a Ilha de Hvar é bem agitada, também é perfeita para quem busca descanso, histórias, praias mais tranquilas e vinícolas. Não deixe de fazer os passeios no mar Adriático.

Dubrovnik

Dubrovnik é Patrimônio Mundial da UNESCO por suas muralhas imponentes e arquitetura medieval. Também conhecida como a pérola do mar Adriático com uma mistura perfeita entre o mar, ruas estreitas e cheias de charme. O ponto alto da cidade são mesmo as muralhas e a arquitetura onde foram gravadas cenas de Games of Thrones. A cidade é conhecida como a Pérola do Adriático.

Dica

  • A língua oficial do país é o croata mas você consegue se virar muito bem com o inglês
  • O fuso horário da Croácia é de +5h com relação a Brasília.
  • A moeda local é o Kuna. Um euro equivale a 7,7 kunas. Nem todos os estabelecimentos aceitam euros. Hotéis mais simples normalmente não aceitam cartão de crédito. A dica é sempre ter moeda local disponível.
  • Os hotéis na Croácia não são baratos e os serviços na maioria das vezes deixam a desejar. Procure fazer uma boa pesquisar de hospedagem com antecedência e se preferir opte por apartamentos ou quartos onde moram os próprios moradores. O Booking é sempre uma excelente opção.
  • Não é necessária vacina ou visto para entrar no país, apenas seu passaporte válido.

Crédito das fotos: divulgação

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here