Santiago de Cuba
Santiago de Cuba

Um arquipélago localizado na América Central onde Cuba é a maior ilha do Caribe seguido pela ilha da Juventude e várias outras ilhas menores. Havana é a capital do país. Uma cidade cheia de contrastes onde você é capaz de ver prédios históricos precisando de reforma ao lado de hotéis lindíssimos e suntuosos.

Com o domínio comunista de Fidel Castro, o país não aceitava a influência americana. Consequentemente embargou os produtos capitalistas. Mesmo com a morte de Fidel Castro e a recente aproximação com os Estados Unidos, parece que Cuba parou no tempo. Ainda hoje é possível ver carros dos anos 50 circulando pelas ruas. Há construções históricas por todos lados e falta o mínimo de higiene pessoal e produtos básicos para a população.

A melhor maneira de conhecer o país é caminhando pelas ruas da cidade e se aproximando da população local. As pessoas são muito simpática, solícita e sorridentes. Outro ponto interessante é que a todo lugar que você vá, é possível ver as marcas da história política. Principalmente na capital Havana, na Plaza de la Revolución e nos seus arredores. A pé, de bicicleta ou de bicitaxi, é emocionante passear pela cidade.

A gastronomia em Cuba é excelente e rica em frutos do mar, frango e porco. Por ter uma água salobra os vegetais de folhas são mais difíceis de serem encontrados. Por outro lado você encontrará bastante repolho e batata. Também é  muito comum encontrar goiaba nas saladas e nos pratos principais.

Como chegar a Cuba

Não há voo direto do Brasil. É preciso fazer conexão antes de chegar a capital Havana. A maioria das dos voos possuem escalas na Cidade do Panamá. As companhias que operam esse trecho são Taca, Copa Airlines, Avianca e American Airlines. O aeroporto fica a 15 quilômetros de distância ou 40 minutos, do centro de Havana.

Quando ir

Cuba faz calor durante todo o ano. As temperaturas variam em torno de 20° e 35°. A melhor época para visitar o país é entre os meses de dezembro a abril. Esse período é considerado alta temporada uma vez que o país recebe muitos turistas americanos. Para fugir da alta temporada e preços altos, procure os meses maio e junho.

O que fazer

Havana

É a capital de Cuba e também considerada um dos centros urbanos mais ricos do mundo. O bairro da Velha Havana é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO com mais de 900 monumentos. Essa parte da cidade possui contrastes incríveis de serem observados como edifícios históricos, ruas e antigas construções. Se encante pelo charme das igrejas e museus. Termine o dia tomando um Mojito no bar Bodeguida del Medio, um dos bares mais famosos da região. Faça o passeio pelo Paseo del Padro e aproveite para conhecer o Capitólio Nacional.

Varadero

Um balneário de Cuba com areia branca, mar tranquilo e água cristalina. Um cenário perfeito para a prática de esportes aquáticos como mergulho, snorkeling e mergulho com golfinho.

Cienfuegos

Uma cidade costeira encantadora por seu cenário náutico e pitoresco. Conhecida como a pérola do sul. Quem é fã de mergulho vai se maravilhar com as colunas de corais que proporciona um labirinto marinho. As águas da cidade também são perfeitas para passear de barco.

Trinidad

Uma das mais famosas, coloridas e procuradas cidades do país. Um lugar que respira o passado com suas construções, palácios e praças coloniais. Em 1988 foi declarado patrimônio Mundial da UNESCO.

Jardines Del Rey

É considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo. Um arquipélago paradisíaco com praias de areia brancas e mar azul turquesa. A praia de Cayo Coco é a mais famosa.

Cayo Largo

Outra praia muito famosa por seus recifes que são perfeitos para a prática de mergulho. Se você busca conhecer o país, a história, a cultura mais também quer um pouco de descanso, esse é o lugar perfeito.

Villa Clara

Bem diferente dos lugares citados acima, Villa Clara é um destino com praia, campos de tabaco e lagos repletos de peixe. Um lugar de ecossistemas protegidos, pois é ideal para a reprodução de aves aquáticas.

Baracoa

Cercada de montanhas e floresta, Baracoa é um dos destinos mais isolados de Cuba. Um destino encantador pela fauna, flora e festival de rua que comemora a Guerra de Independência.

Holguin

Foi à primeira terra avistada por Cristóvão Colombo em 1492 e segundo ele, o lugar mais lindo que já tinha visto. Com paisagens lindíssimas, Holguin é o terceiro destino mais popular.

Santiago de Cuba

É a segunda maior cidade de Cuba com um imenso orgulho pela história, heróis revolucionários e cultura do país. A cidade exibe suas influências e toda arquitetura, praças e casas coloniais. E palco também da Basílica de Nuestra Señora de La Caridad Del Cobre local de peregrinação mais sagrado de Cuba.

Curiosidades

  1. A Coca-Cola só foi liberada em 2015 em Cuba. Mesmo assim vai demorar um pouco até conquistar o mercado local uma vez que a TuKola caiu no gosto da população cubana. Esse refri possui menos açúcar que a Coca-Cola.
  2. A educação é de graça de de excelente qualidade para toda a população. Para evitar diferenciação de classes, o uniforme e obrigatório e padronizado até a universidade.
  3. 44% era o índice de aprovação de Fidel Castro. Barack Obama tinha o índice de aprovação de 80%. 1% das casas cubanas possuem internet e US$20 é o salário médio mensal.
  4. Os cubanos são proibidos de acessar internet em suas casas e celulares.
  5. Não é permitido ter dupla cidadania no país. Quando se adquire um cidadania estrangeira, automaticamente perde a cubana.
  6. É proibido uma cubano dar carona para um estrangeiro. Isso só é possível caso o transporte tenha uma licença de táxi. As autoridades concluem que um estrangeiro em um carro não autorizado é sinônimo de enriquecimento ilícito.

Dica

  • O idioma oficial é o espanhol
  • Existem duas moedas correntes em Cuba. O peso cubano ou moneda nacional e peso conversível ou CUC. O CUC é a moeda forte cubana e se compara ao dólar americano circulando em alguns setores como o de Turismo. O peso cubano é a moeda que a maioria dos cubanos recebe e pagas suas contas.
  • A melhor moeda para se levar a Cuba é o Euro. Devido as restrições econômicas entre Cuba e Estados Unidos, o dólar é taxado em 10%.
  • Brasileiros precisam de visto para entrar no país. O visto nada mais é do que um cartão de turista com documentos simples. Esse cartão é válido por até 30 dias.
  • Não é necessário tomar nenhuma vacina para entrar no país. É aconselhável contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque.
  • Há bastante influencia brasileira na vida das pessoas uma vez que eles sempre acompanham as novelas.
  • Não dê esmola para as crianças ou isso pode gerar problemas até para elas. Se quiser ajudar, dê doce ou biscoito.
  • Cuba não é um destino para compras. Porém há alguns produtos que você não ode deixar de comprar como charutos e rum. Tome cuidado apenas com a falsificação. Compre apenas nas lojas recomendadas pelo seu hotel.
  • Havana é uma cidade segura mas é sempre bom evitar becos e lugares escuros. Turistas sempre chamam a atenção e você será abordado por todo tipo de gente.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here