Descubra as Ilhas Mauricio

As Ilhas Mauricio é conhecida como a Pérola do Oceano Índico. Um lugar mágico que parece que foi desenhado por Deus. Com suas águas azul-turquesa, é o cenário de uma viagem inesquecível. Localizada entra a África e a Ásia, está a 2000 quilômetros na costa sudoeste do continente africano e 870 quilômetros da Ilha de Madagascar. Ao longo dos anos, a ilha se tornou uma excelente opção para quem sonha em conhecer os arquipélagos mais desejados do mundo, Maldivas, Polinésia e Seychelles. A diferença é que Mauricio é uma opção bem mais econômica e acessível.

Leia mais sobre outras dicas de viagem

O país possui uma geografia impressionante. As ilhas são recortadas por montanhas de origem vulcânica, recifes de corais coloridos e piscinas naturais transparentes. As Ilhas Mauricio vem se tornando o lugar ideal para casais em lua de mel. O arquipélago é formado pela Ilha Mauricio, Rodrigues, Cargados Carajos e Agalega. A Ilha Mauricio é a maior delas e a única habitada. O país é um dos arquipélagos mais inspiradores do Oceano Índico, com história e forte tradições religiosas como hinduísmo e islamismo. Foram descobertos pelos portugueses, colonizados pelos holandeses, franceses e por último os britânicos. Porém só obteve independência do Reino Unido em 1968.

A principal cidade do arquipélago é Port Louis. Embora não possua belas praias é um caldeirão étnico fascinante. A ilha possui 65 quilômetros de extensão e diversas atividades como caminhada ao ar livre, kitesurf, windsurf, surf e mergulho. Apesar de ser uma ilha africana, tem jeito de Caribe. Com um mar lindíssimo, vegetação exuberante, vulcões, lagos e cachoeiras. Sem falar na infraestrutura dos hotéis e serviços.

Como chegar as Ilhas Mauricio

Não há voo direto do Brasil para as Ilhas Mauricio. É preciso fazer uma conexão em Johannesburgo pelas companhias South African Airways e Air Mauritius possuem voos direto de lá. Outra opção seria via Dubai pela companhia Emirates.

Quando ir

As Ilhas Mauricio possuem um clima agradável durante todo o ano. A alta temporada é no verão, entre os meses de dezembro a fevereiro. Com temperaturas bem alta e turistas em excesso. Nessa época os preços de hospedagem e serviços ficam bem mais caros. Porém é a época ideal para mergulho. No inverno, entra os meses de junho e agosto, a temperatura fica em torno de 20 graus. Esse período é a baixa temporada e os preços bem mais em conta. Ideal para a prática de surf e windsurf porém as condições meteorológicas são bem instáveis.

Como circular

Para quem for estabelecer apenas um destino na ilha, a melhor opção é pegar um táxi no aeroporto ou combinar um transfer com o hotel. Quem quiser explorar a ilha pode alugar um carro. Há agências da Hertz, Europcar e da Sixt no aeroporto. Outra opção seria pegar um táxi. Lembre-se de combinar o preço da corrida antes de entrar no carro.

O que fazer

Praias

As Ilhas Mauricio é um dos destinos africanos mais procurados e cobiçados. Com um mar cristalino e areias claras encanta a todos os viajantes. As principais praias são La Cuvette, em Grand Baie ideal para a pratica de windsurf e vela. Blue Bay e Le Morne esportes náuticos. Belle Mare com areia fina, coqueiros e mar azulado. Flic-en-Flac que possui areias branquinhas. O distrito Flacq, na parte leste da ilha é considerado uma das melhores do mundo.

Mergulho

As Ilhas Mauricio possuem 330 quilômetros de litoral rodeados de barreira de recife de coral o que garante área tranquilas para mergulho. O país é perfeito para a prática de mergulho. O que chama a atenção é a qualidade da água, boa visibilidade e temperaturas agradáveis. São diversos passeios tanto para iniciantes como para profissionais.

Île Aux Cerfs

É o passeio mais conhecido e um dos melhores da ilha. A mais perfeita faixa de areia do arquipélago. Essa ilhota só é acessível de barco e é cercada por um mar que parece uma piscina natural.

Trou Aux Cerfs

É um vulcão adormecido e localizado do alto da cidade de Cureripe. São 350 metros de diâmetro e 80 metros de profundidade. Cercado por florestas e pântano, possui uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade.

Terres de Couleurs de Chamarel

É um parque privado que guarda uma das mais belas e curiosas atrações das ilhas. Devido ao resultado da erosão das cinzas vulcânicas, esse parque possui uma área de terra ondulado que exibe diferentes tonalidades diante da luz do sol. Pequenos morros pintados naturalmente em tons de azul, verde, vermelho e amarelo. O parque abriga ainda a Cachoeira de Chamarel que possui 100 metros de altura e é alimentada pelo rio Saint Denis.

Parque Nacional Black River

O grande destaque do parque nacional é o penhasco La Morne, um rochedo de 600 metros de altura, considerado Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O local conta com 60 quilômetros de trilhas bem sinalizadas que dão acesso a mirantes e outros atrativos naturais da região. O parque ainda oferece passeios imperdíveis de lancha e a oportunidade de nadar com golfinhos.

Botanical Garden

O Jardim Botânico foi inaugurado a mais de 300 anos, em uma área de 60 hectares. Abriga 500 espécies de plantas exóticas e possui trilhas sinalizadas com acesso a diferentes atrações.

Sacred Lake

É uma dos maiores lagos naturais das Ilhas Mauricio, formado sob a cratera de um extinto vulcão. O lugar é considerado sagrado pelos hindus que acreditam que suas águas estão interligadas ao Rio Ganges na Índia.

Imperdível

  1. O vilarejo de Triolet Shivala que é o maior da ilha. Abriga o Maheswarnath, o maior tempo hindu local.
  2. Baie Aux Tortues é a Baía das Tartarugas e abriga as ruínas de Balaclava.
  3. Flacq é uma das vilas mais importantes da ilha e possui o maio mercado ao ar livre do arquipélago.
  4. Viex Grand Port é um dos mais antigos vilarejos da ilha. Atualmente abriga as ruínas holandesas que conta com uma série de trabalhos de escavação.
  5. Reserva Casela abriga 140 espécies de pássaros e proporcionar a oportunidade de interagir com leões que foram trazidos da África do Sul.
  6. Tamarin Bay abriga as salinas naturais de Mauricio e as praias recebem a visita de golfinhos com frequência.
  7. A pequena ilha Rodrigues está a 560 quilômetros de Mauricio. Uma ilha de origem vulcânica e considerada selvagem. Saindo de Mauricio, fica a 1h30 de avião ou 27h de barco.

Dicas

  • O idioma mais falado pela população local é o criolo. Piorém o inglês e o francês são a segunda língua.
  • A moeda local é o Rupee.
  • É recomendável levar euro uma vez que não é possível trocar real por rupee nas Ilhas Mauricio. Há casa de cambio no aeroporto. Alguns hotéis e restaurantes aceitam euro mas é sempre bom carregar moeda local. Cartão de crédito são amplamente aceitos e dá para sacar rupee nos caixas eletrônicos.
  • O fuso horário das Ilhas Mauricio é +4h em relação a Brasília.
  • Por ter sido uma ex colônia britânica, dirigi-se pela mão esquerda.
  • As tomadas elétricas são 220V. Há dois tipos de tomadas nas Ilhas Mauricio. A britânica de três pinos chatos e o europeu de dois pinos redondos. É sempre bom levar um carregador universal.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here