Dicas sobre o Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão fica no extremo leste do Tocantins, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí. As principais cidades da reserva são Mateiros, Novo Acordo, Ponto Alta do Tocantins e São Félix. É nessa região que estão localizados os principais atrativos. Fizemos esse artigo com dicas sobre o Jalapão para facilitar a vida do viajante que está indo pela primeira vez a reserva natural.

Leia mais sobre o Parque Estadual do Jalapão

Dicas sobre o Jalapão

  1. Não esqueça de levar sua câmera fotográfica e câmera fotográfica subaquática (com acessórios) para tirar fotos lindas da reserva natural.
  2. Leve máscara de mergulho (para ver o fundo dos fervedouros e cachoeiras) e sapatilha para a água e trilha.
  3. Carregue sempre na mochila protetor solar, repelente contra insetos, medicamentos de uso pessoal, boné, chapéu e óculos de sol, carregador externo de bateria e lanterna.
  4. Sabonete, shampoo, condicionador e toalha (não têm em todas as pousadas).
  5. Você vai usar roupas de banho todos os dias.
  6. Mochila (evite mala de rodinha ou mala rígida).
  7. Casaco leve, bolsa e casaco impermeável.
  8. O Jalapão é bem quente. Mesmo no inverno pode até fazer um friozinho a noite mas no geral o calor prevalece. Procura levar roupas leves e de secagem rápida.
  9. Se for fazer trilha, leve um calça e calçado de trilha. Caso contrário chinelo e sapatilha (dica número 2)
  10. As atrações são distantes uma das outras, as estradas são de terra e a infraestrutura ainda é pequena. É recomendável que você contrate uma empresa que ofereça os serviços de traslado, hospedagem, alimentação e passeios.
  11. Não há sinal de celular na maioria dos percursos. Mesmo nas pousadas não é comum ter sinal de wi-fi.
  12. O Parque Estadual é um lugar bem seguro para os turistas mas sempre bom manter alguns cuidados. Procure não deixar nada dentro do veículo e sempre trancar a porta.
  13. Leve dinheiro em espécie uma vez que poucos estabelecimentos aceitam cartão de crédito. Em média R$100 por dia é suficiente para pequenos gastos, alimentação e bebida.
  14. Não é fácil encontrar caixas eletrônicos no Jalapão mas agências do correio podem te salvar.

Melhores empresas

Muitos viajantes evitam contratar agência para viajar. Porém no caso do Jalapão será necessário. As estradas são mal sinalizadas e o terreno em péssimas condições. Motorista sem experiência podem sofrer diante dessa situação. Sem falar que não há cobertura de celular na maior parte dos percursos. Será difícil pedir ajuda caso fique perdido ou qualquer outro problema. Se mesmo assim você quiser arriscar viajar por conta própria, contrate pelo menos os serviços de um guia. Abaixo listamos algumas das principais agências que realizam tour pelo Jalapão.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here