Barcelona - Espanha
Barcelona

A Espanha é um lugar em constante movimento e que atrai gente de todos os lugares. Recebe mais de 50 milhões de visitantes por ano e é um dos países mais visitados do mundo. É porta de entrada para a Europa e está apenas a alguns quilômetros de distância da África. Se por uma lado o estereótipo do espanhol são os dançarinos de flamenco e toureiros, por outro o país luta para manter as tradições regionais vivas.

Historicamente foi passagem de diversos povos que deixaram marcas na gastronomia, cultura e costumes. Toda essa mistura fez com que o país se tornasse fascinante. A gastronomia pode não ter os melhores serviços, mas é muito rica e uma das melhores do mundo. O turismo é muito bem estruturado. A cultura e os hábitos levados muito a sério.

Leia mais sobre outros destinos de viagens

Como chegar a Espanha

De avião há voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Recife. TAM e Ibéria são as principais companhias com destino a capital da Espanha. Porém há voos pelas companhias low-cost (Easyjet e Ryanair) que operam até Málaga, Sevilha, Barcelona, Valência e Ilhas Canarias. O aeroporto fica a 12 quilômetros do centro de Madri.

A melhor maneira para se chegar ao país é por terra. A Espanha faz fronteira com Portugal e França. Trem ou ônibus, ambos operam muito bem. O serviço ferroviário faz o trajeto Lisboa – Madri em 9h30 com preços a partir de 80 euros. Barcelona – Toulouse a partir de 100 euros. Você pode ainda alugar um carro e fazer seu próprio roteiro. As estradas são boas e bem sinalizadas. Pelo mar a Espanha tem bons trajetos que operam ferry-boats entre Inglaterra, França e Marrocos.

Como circular

A Espanha dispõem de 15 mil quilômetros de ferrovias. Uma excelente opção para circular pelo país. A malha ferroviária cobre pelo menos os principais destinos turísticos com rapidez e pontualidade. A empresa Renfe é uma das principais companhias ferroviárias com bons serviços, pontualidade e rapidez. Ônibus é uma opção mais barata, de qualidade, porém com trechos mais demorados. Se preferir alugar um carro, não terá problema em dirigir. As estradas muito bem sinalizadas e de excelente qualidade. Outra alternativa seria de avião. Há boas companhias que operam o país com voos domésticos e internacionais.

Quando ir

Tudo depende da região que você vai visitar. No geral a melhor época para visitar a Espanha é na primavera (abril, maio e junho) ou no outono (setembro e outubro). No inverno faz muito frio e o verão pode ser muito quente. Os meses de julho e agosto são considerados alta temporada. Os preços sobem, as cidades e as praias ficam lotadas de turistas.

O que comer

Vou arriscar dizer que a comida espanhola é uma das melhores da Europa, talvez do mundo. Como mencionamos anteriormente, os serviços podem não ser os melhores mas a comida saborosa e farta compensa todo o resto. Os principais símbolos da cozinha espanhola são a Paella e as tapas. Entretanto existe muitas maneiras de se preparar esses dois pratos. Os vinhos são menos conhecidos comparados aos franceses e italianos porém são ótimos e com um excelente custo-benefício. Não deixe de provar o jamón serrano.

Na hora de escolher onde comer, há duas vertentes. De uma lado as casas mais simples e de decoração descontraída. A comida costuma ser maravilhosa e com bons preços. Por outro lado há os restaurantes de chefs premiados com uma cozinha espanhola mais moderna.

O que fazer

Em cada canto do país há um costume e uma cultura diferente. Se você realmente quiser conhecer a verdadeira Espanha, vai precisar de tempo para visitar as principais cidades e se maravilhar com as diferenças regionais.

Andaluzia

Na Andaluzia os principais destinos são Valência, Málaga, Granada e Sevilha. Porém são as cidades menores que escondem as verdadeiras riquezas. Lugares como Pueblos Blancos como suas ruas estreitas, casinhas todas em branco, igrejas, praças restauradas e repletas de flores.

Madri

Madri é a porta de entrada no país. Um dos lugares mais procurados e uma das cidades mais fascinantes da Europa. Com bons restaurantes, vida noturna animada e diversos museus.

Marbella

Marbella está localizado na Costa do Sol. Geralmente fica fora dos destinos dos brasileiros. É um dos lugares mais procurados por europeus com mais de 300 dias de sol no ano.

Ronda

Ronda é uma tranquila cidade do sul da Espanha com paisagens de tirar o fôlego de qualquer fotógrafo. Com diversos restaurantes, bares e hotéis ao lado de um penhasco.

Castilla y León

Na região de Castilla y León fica as cidades de Salamanca, Ávila, Segóvia e Mérida. São destinos muito procurados para quem quer aprender espanhol. Essa região conserva um patrimônio arqueológico de muita importância.

Galícia

Na região da Galícia, destaque para a cidade de Santiago de Compostela. Esse destino atrai peregrinos do mundo todo para percorrer o caminho de Santigo.

Ilhas Canárias

Tenerif nas Ilhas Canárias possui uma paisagem única. Esse lugar dá origem a uma terra vulcânica, areias escuras e cinzas e, um grande vulcão coberto por neve. Perfeito para caminhadas.

Tarifa

Tarifa é um dos destinos mais procurados para quem gosta de esportes aquáticos. Uma das praias mais bonitas da Espanha com bastante público jovem e baladas.

Toledo

Toledo é uma cidade medieval a 70 quilômetros de Madri. Com suas muralhas e portas medievais. Uma cidade que ainda conserva suas tradições e história.

Barcelona

Barcelona é a cidade mais procurada e visitada da Espanha. Com uma vida noturna agitada, belas arquiteturas que abriga várias obras de Gaudí, praias e boas compras.

Ilhas Baleares

As cidades mais procuradas são Ibiza e Formentera. Ibiza para quem estiver à procura da badalação e vida noturna agitada. Formentera, com praias preservadas e areias brancas.

Região Basca

Na região basca, não deixe de conhecer a cidade de Bilbao e San Sebastián. Uma das cidades mais lindas da Espanha.

Dica

  • O idioma local é o espanhol, porém cada região tem um sotaque diferente. Ás vezes é impossível entender (até mesmo para quem fala espanhol fluentemente).
  • Brasileiros não precisam de visto, apenas passaporte válido.
  • O fuso horário do país é 4h a frente do Brasil.
  • A moeda local é o Euro
  • As touradas são um dos grandes atrativos do país, porém são consideradas politicamente incorretas.
  • A siesta é levada a sério na Espanha. Depois do meio dia o comercio fecha para o descanso e só volta a funcionar depois das 16h.
  • Os preços de hospedagem e alimentação na Espanha são mais acessíveis que muitos outros países da Europa e até do Brasil.
  • Flamenco é a dança típica da Espanha. Não perca a oportunidade de experimentar.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here