Gênova

A bela cidade de Gênova foi fundada a mais de 2500 anos ao redor de sua zona portuária, que é uma das mais ativas do país. É a quinta maior cidade da Itália, com uma riquíssima história. Esse destino possui uma posição geográfica estratégica e por isso uma grande influência comercial. Esse destaque dos genoveses criaram uma rivalidade com os venezianos durante a Idade Média. Segundo a lenda, a cultura marítima é tão grande que muitos acreditam que Cristovão Colombo teria nascido aqui. Há alguns anos atrás o porto foi todo reformulado e Gênova passou a ser uma das cidades mais modernas do país. Sendo inclusive escolhida como Capital Cultural da Europa em 2004.

Dicas de viagem – Bolonha

Dicas de viagem – Milão

Dicas de viagem – Nápoles

A cidade passou por importantes períodos e por isso o visitante poderá ver influências de diversas culturas em cada canto da cidade. Apesar de moderna, Gênova ainda conserva seu lado histórico e cultural.

Como chegar a Gênova

Não há voos direto do Brasil para Gênova. É preciso fazer conexão em alguma cidade europeia. O aeroporto internacional é Cristoforo Colombo que fica a 6 quilômetros. Saindo do aeroporto em direção ao centro da cidade, na Stazione Principe, de ônibus (€4) ou táxi (cerca de €15). Da Stazione Principe saem diversos trens diários para Turim, Milão, Roma e outras cidades.

Quando ir

A melhor época para visitar Gênova é na primavera, entre os meses de março a maio. Ou no outono, entre os meses de setembro a outubro. A cidade fica mais agradável e as temperaturas mais moderadas. Lembrando que outubro já começa a estação das chuvas. O inverno é frio e com temperaturas muito baixas impedindo o turista de fazer passeios ao ar livre. O verão, entre os meses de junho e agosto, é alta temporada. A cidade fica cheia de turista e os preços de hospedagem e serviços bem mais altos.

Como circular

Gênova possui uma excelente estrutura de transporte público. Os ônibus são operados pela companhia AMT. O metro é formado por dez estações complementando o sistema de transporte.

Onde ficar

Para quem está indo a Gênova pela primeira vez e que quer ficar bem localizado, o ideal é a região próxima a estação de trem Piazza Príncipe e o Porto de Génova. A vantagem é que essa região está próxima ao centro histórico e ainda assim você poderá se deslocar sem grandes dificuldades. Outra opção é o centro histórico. Este é o coração da cidade. Onde você encontrará uma enorme variedade de passeios turísticos, monumentos, atrações, basílicas e muito mais.

O que fazer

Elevador Panorâmico

A primeira coisa a se fazer em Gênova é ir até o elevador panorâmico que lhe proporcionará uma vista privilegiada da cidade. Também conhecido como Bigo, é uma das atrações mais requisitadas. Um guindaste puxa o elevador a uma altura de 40 metros em um giro de 360 graus, mostrando cada cantinho da cidade. Além disso, durante todo o tour um guia conta mais sobre a história e cultura regional.

Acquario

Um dica super legal é visitar o aquário de Gênova. Considerado um dos maiores aquários da Itália, é um lugar incrível para conhecer. Há uma variedade de animais, desde peixes, tubarões, arraias, pinguins, leões marinhos e muitos outros. Fique atento na hora de comprar seu pacote na bilheteria. Alguns bilhetes dão direito a visitação a apenas algumas partes, já outros são mais completos.

Passeio pelas ruas

Uma dica super legal para você aproveitar cada cantinho de Gênova e não gastar muito é fazer um passeio a pé ou de bicicleta.  As ruas das cidades italianas são bem estreitas e com uma bela arquitetura ao longo do caminho. O divertido é que durante o passeio, o visitante descobrirá uma variedade de lojinhas, galerias e souvenirs. Aproveite para conhecer as principais praças, atrações e experimentar o tradicional cappuccino italiano.

Cattedrale di San Lorenzo

Também conhecida como Duomo di Génova, a catedral fica próxima a uma importante praça, Piazza Ferrari. É considerada uma verdadeira obra prima da cidade. Sua beleza aumenta conforme seus afrescos, esculturas, vitrais e altares são verdadeiramente apreciados.

Galata Museo del Mare

O Galata Museo del Mare é um dos maiores e melhores museus marítimos do Mediterrâneo. É ponto de encontro de muitos turistas que vão a Gênova pela primeira vez. No museu você encontrará todas as informações necessárias sobre a vida marinha. Sem falar que sonhece um pouco mais sobre a história e cultura da cidade. O mais legal do tour pelo museu é que ao final do passeio o turista ganha uma amostra do passaporte da época.

Barco de Piratas

Uma atração perfeita para os amantes de filmes de pirata. É a embarcação oficial utilizada no filme de Roman Polanski na década de 19. Durante o passeio o visitante tem oportunidade de tirar várias fotos e ainda conhecer o cenário de uma filme que fez muito sucesso. Importante ressaltar que esse não é a embarcação oficial do filme Piratas do Caribe.

Spianata Castelletto

Como Gênova foi construída entre costa e montanhas, a Spianata Castelletto é o ponto mais elevado. Tem uma vista maravilhosa da cidade. É ponto de encontro de moradores e turistas. Um cenário perfeito para curtir um fim de tarde, cheio de crianças brincando, estudantes lendo livros e casais apaixonados.

Carruggi di Genova

São ruas super estreitas típicas das cidades antigas. Em cada esquina o visitante encontrará pequenas lojas, mercearias e padarias que são frequentadas por moradores locais e turistas curiosos. Sem falar na arquitetura e história do local. Um lugar perfeito para o turistas conhecer um pouco mais dos costumes locais e observar as pessoas.

Dicas

  • Gênova é uma cidade cheia de regrinhas e locais proibidos para carros. O ideal é utilizar táxi ou transporte público.
  • Para o turista que estiver a procura de praia, saiba que a maioria são privadas. Não se assuste se tiver que pagar uma taxa para passar o dia.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here