Entrada de Gramado
Entrada de Gramado

Em primeiro lugar só faltava neve para Gramado assumir o título de Suíça brasileira. Contudo esse problema já foi resolvido com a construção do Snowland. O primeiro parque de neve artificial indoor das Américas. Portanto o cenário agora está completo, Gramado dispõe de esportes de inverno, bons restaurantes suíços, clima gostoso da serra gaúcha e pelas construções enxaimel.

Leia mais sobre outras dicas de viagem no Brasil
Dicas de viagem – Europa
Dicas de viagem – América

Apesar de ser uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, Gramado é o principal destino de inverno do Brasil. Além disso não faltam opções de lazer que vão desde parques, museus, rotas, bares, restaurantes, lojinhas, fabrica de chocolate e muito mais. Sem dúvida o frio traz ainda mais elegância para a cidade e as hortênsias a beleza natural.

Como se não bastasse ser sede do concorrido Festival de Cinema da Serra Gaúcha, a cidade ainda conta com um cenário para lá de romântico e que atrai muito visitantes. Embora Gramado fique cheia durante todo o ano, é no inverno (julho e agosto) e no período do Natal que a cidade atrai mais turistas. Além disso Canela está a menos de 10 quilômetros de distância.

Como chegar em Gramado

Uma vez que o viajante chegou a Porto Alegre, há três caminhos de carro até Gramado. O mais bonito e sinuoso é pela BR-116 mas o mais comum é pegar a RS-239 depois de Novo Hamburgo e seguir RS-115 depois de Taquara. Além disso o caminho mais curto é pela RS-020 e depois Taquara pela RS-115. Como se não bastasse há ônibus diários que saem do aeroporto Salgado Filho e da rodoviária. A companhia Citral opera o trajeto até Gramado com preços que variam entre R$ 21,90 e R$ 28,25.

Quando ir

Se você está em busca de curtir o friozinho da cidade e fazer um passeio romântico, então a melhor época é o inverno. Entre os meses de julho e agosto. Todavia se sua intenção é aproveitar o Natal luz de Gramado, então os meses de novembro, dezembro e janeiro são ideias. Esses dois períodos do ano são considerados alta temporada e por isso os preços dos serviços e hospedagem ficam mais mais altos. Além disso é preciso reservar com um ano de antecedência pois a cidade fica cheia de turistas.

Por outro lado, se você quer economizar e fazer um passeio mais tranquilo, vá entre os meses de fevereiro a maio ou setembro e outubro.

O que comer

Uma vez que você for a Gramado, não deixe de provar o famoso Fondue. O prato mais tradicional da cidade. Segundo a história, o tradicional prato teria surgido na Europa durante a Idade Média.

Como circular

Uma cidade sem semáforo, assim Gramado é conhecido. Ao invés disso, a cidade possui rotatórias ao longo das avenidas principais. O melhor jeito de circular pela cidade é caminhando. Além disso os principais restaurantes e redes hoteleiras concentram-se nas principais avenidas. Para chegar a lugares mais distantes, há táxis e linhas de ônibus. Por outro lado há um circular que vai de Gramado a Canela partindo da rodoviária e passando por vários pontos turísticos.

O que fazer

Viajando em casal ou em família, certamente Gramado oferece atrações para todos os públicos. Todavia independente da companhia, não deixe de provar os deliciosos chocolates produzidos na região, saborear um farto café colonial e bater perna nas lojinhas das principais avenidas.

Lago Negro

Sem dúvida uma das principais atrações de Gramado. O nome do lago de águas verde-escuras surgiu devido as árvores plantadas ao seu redor que foram trazidas das floresta Negra na Alemanha. Além disso há uma pista de cooper ao redor do lago que convida o turista a caminhar, pedalar ou até mesmo correr. Aproveite ainda para fazer o passeio de pedalinho e apreciar as hortênsia e azaléias que colorem o parque.

Mini Mundo e Mundo Encantado

Em primeiro lugar são miniaturas inspiradas nas tradições, culturas e construções do Brasil e da Europa. Embora pareça uma atração turísticas para crianças, é de enlouquecer qualquer adulto apaixonado pelo glamour da indústria automobilística dos anos 60. Como se não bastasse o Mini Mundo foi criado por Otto Hoppner como presente para seus netos reunindo castelos, casas, ferrovias e cartões postais de diversos países.

O parque temático em miniatura Mundo Encantado retrata a costumes e tradições trazidas por colonizadores italianos e alemães. Além disso são réplicas de moinhos, serrarias, estrebarias e até uma antiga Maria-fumaça que circulou pela região por mais de 40 ano

Museu Hollywood Dream Cars e Harley Motor Show

O Museu Hollywood Dream Cars reúne uma coleção do automóveis clássicos originais das décadas de 20 a 60. Por outro lado o Harley Motor Show é uma mistura de pub e museu. Além disso reúne 21 motos da clássica marca que estão espalhadas pelo salão repleto de neon, monitores de TV, globo, sofás, poltronas e trilha sonora Elvis Presley a Shania Twain.

Super Carros

Aqui você terá oportunidade de tornar seu sonho realidade. Além de ver de perto carros incríveis como Camaro SS, Lamborghini Gallardo, Porsche Cayman e Ferrari F360, é possível ainda pilotar ou dar uma voltinha como carona. Além disso no segundo piso tem uma loja temática e bar.

Dreamland Museu de Cera

Foi o primeiro museu de cera da América Latina e reúne personalidades como Charles Chaplin, Elton John, Mike Tyson, Elvis Presley e Robin Williams. Além disso a maioria das estátuas foram trazidas de outros museus. Inesperadamente aqui não se pode fazer as clássicas fotos pertinho das estátuas. Como se não bastasse é no subsolo do museu que funciona o Harley Motor Show.

Snowland

Gramado agora tem neve o ano inteiro. O Snowland foi o primeiro parque indoors das Américas inaugurado em 2013. São mais de 16 mil metros quadrados com o propósito de recriar um vilarejo alpino, com direito a uma montanha de neve para a prática de esqui e snowboard indoor. Além disso para os iniciantes, o espaço ainda conta com uma escola que atende turistas de todas as idades. Sem falar que há restaurantes, lojas, café, lanchonete e mirante para o visitante relaxar.

Igreja do Relógio

A Igreja do Relógio é um dos cartões postais de Gramado em virtude do cenário que reúne uma torre com relógio e um jardim de hortênsias. Além disso o nome é por conta dos ponteiros que podem ser vistos por parte da cidade e são consultados por moradores e turistas.

Korvatunturi

O espetáculo que era apresentado somente em alta temporada, agora pode ser conferido o ano inteiro. Além disso o espetáculo é baseado em uma lenda finlandesa que conta a história de amizade, alegria, solidariedade e amor. Como se não bastasse são dos mesmos criadores do Natal de Luz reunindo teatro, dança, música, técnicas circenses, malabarismo, acrobacias aéreas e cenários virtuais.

Matriz de São Pedro

A matriz de São Pedro é uma das construções centrais e mais bonitas da cidade. Por outro lado possui estilo romano com vitrais artísticos projetados pelo pintor alemão Max Dommeyer e possui mais de 70 mil pedras basalto em sua fachada. Ao mesmo tempo o largo da igreja conta com esculturas de apóstolos, fontes, um relógio.

Agroturismo

Na minha opinião o agroturismo é um dos passeios mais incríveis de Gramado. Além disso há três opções de roteiro que passa por propriedades rurais, cascatas e mirantes. O Quadrilho é o mais concorrido. Contudo o roteiro Raízes Coloniais passa nas primeiras casas construídas pelos colonos sendo que o Mergulho no Vale tem um contato maior com a natureza.

Aldeia do Papai Noel

Sem dúvida um dos passeios mais encantadores para todas as idades. A aldeia do Papai Noel fica nos jardins do Parque Knorr. Além disso o bosque é repleto de trilhas, abriga a casa do Papai Noel e sua fábrica de brinquedos. Como se não bastasse a aldeia ainda conta com a Árvore dos Desejos e lojinhas que vendem de tudo.

Compras em Gramado

Em primeiro lugar mantenha em mente que o comércio concentra-se nas duas principais avenidas da cidade. Borges de Medeiros e Hortênsias. Além disso lá o viajante encontrará diversas lojas modernas e tradicionais vendendo os melhores produtos da região. Como se não bastasse outra boa opção de compras é a Rua Coberta. O nome é portanto devido ao telhado transparente enfeitado com trepadeiras.

Le Jardin Parque de Lavanda

Le Jardin é o primeiro parque de lavanda do país reunindo 10 mil pés de plantas em uma propriedade de 3,5 hectares. Além disso entre os meses de outubro a dezembro a planta forma um lindo jardim multicolorido. Por outro lado o parque conta com um estufa de produção de flores, lojinhas e um pequeno café, logo todos os produtos levam a essência da planta.

Vizinha Canela

A cidade de Canela está a aproximadamente 7 quilômetros de Gramado. Embora não tenha a mesma agitação de Gramado, abriga uma natureza intocada e dona de belezas naturais incríveis. Vale a pena conhecer essa cidade. Além disso são dezenas de parque de araucária, cascatas, parques, museus e diversas atrações que vão encantar todos os turistas.

Dicas

  • Como não existe semáforo em Gramado, o trânsito é ordenado pelas rotatórias. Por isso fique atento as faixas de pedestres. Ao ver uma faixa, reduza a velocidade e dê preferência ao pedestre.
  • Gramado está próximo a Porto Alegre. São aproximadamente 115 quilômetros do aeroporto Salgado Filho e apenas 7 quilômetros de Canela.
  • Surpreendentemente alguns restaurantes disponibilizam o serviço de leva e traz. Buscam o turista no hotel e fazem o retorno para o hotel ou outro ponto da cidade.
  • As chuvas são muito comuns em Gramado durante todo o ano. Portanto leve sempre uma capa de chuva, guarda chuva ou casaco impermeável.
  • Como são cidades turísticas, Gramado e Canela são destinos muito caros. Por isso prepare o bolso principalmente com relação a gastos com alimentação e hospedagem.
  • Apesar da cidade ficar cheia de turistas na alta temporada, não há necessidade de comprar passeios com antecedência. Portanto nossa dica e escolher os passeios que querem fazer, pesquisar o melhor preço e comprar na hora.
  • O espetáculo Korvatunturi ocorre de abril a outubro: todos os sábados, às 20h. Julho de quinta a domingo, às 20h. De novembro a janeiro: diariamente, exceto quartas e domingos, às 19h30. Para maiores informações clique aqui
  • Lembrando que Gramado tem diversas atrações para todos os gostos. Portanto nesse artigo listamos apenas as principais e aqueles que julgamos imperdíveis. Clique aqui para mais informações

Crédito das fotos: divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here