Ilhas Cayman

Antes de mais nada quero dizer que a ideia desse artigo surgiu quando estávamos voltando de férias para o Brasil e sobrevoávamos as Ilhas Cayman. Foi amor a primeira vista e não teve como fugir. O país já está em nossa lista de destinos paradisíacos que queremos visitar. Além disso vamos aprender juntos um pouco mais desse lugar incrível.

Dicas de viagem – Cuba

Dicas de viagem – Miami

Em primeiro lugar as Ilhas Cayman é um arquipélago de origem britânica no Caribe. Formado por três ilhas: Grand Cayman é a maior delas e abriga a capital George Town, Cayman Brac e Little Cayman. Como se não bastasse é um ambiente totalmente tropical de areias finas, brancas e águas cristalinas. Por outro lado esse destino também é conhecido pela ótima oferta gastronômica e pela posição geográfica que facilita a prática de mergulho snorkel.

Além disso as ilhas foram descobertas por Cristovão Colombo em 10 de maio de 1503 quando um ventania desviou o curso do seu barco. Isaac Bodden foi o primeiro habitante da ilha em meados de 1700. Atualmente a população é de aproximadamente 54.878 habitantes no entanto 30% são estrangeiros.

Os colonizadores ficaram impressionado com a quantidade de “tartarugas de Galápagos” e por isso nomearam a ilha de “Las Tortugas” antes de receber o nome oficial de Ilhas Cayman. Ainda assim o animal é símbolo do país e presente em todos os lugares. Além disso há um centro de reprodução e proteção com mais de 16 mil tartarugas nas ilhas. Apesar do pequeno território, as Ilhas Cayman recebem em média 2 milhões de turistas por ano.

Como chegar as Ilhas Cayman

As Ilhas Cayman estão a apenas uma hora de voo de Miami. Além disso é um destino perfeito para conciliar uma viagem aos EUA com uma passagem ao Caribe. Com apenas 4 dias inteiros é possível conhecer bem o destino. Portanto não vale muito a pena uma viagem do Brasil apenas para o arquipélago. A não ser que você vá combinar com outros destinos.

De todo jeito não há voos direto do Brasil para as ilhas Cayman. Por isso é preciso fazer uma conexão em alguma cidade do sul dos Estados Unidos. As mais comuns são Miami e Atlanta. As companhias Delta e American Airlines operam esse trajeto. O aeroporto é pequeno entretanto bem estruturado. Rapidinho você passa pela alfândega e já está pegando sua mala. Há um quiosque com diversos folhetos e revistas com informações sobre as ilhas. Certamente vale a pena perder uns minutinhos por ali.

Além disso é possível chegar as ilhas através de cruzeiros que normalmente param em Grand Cayman. Para quem gosta de visita relâmpago, essa é uma boa maneira de conhecer o destino.

Quando ir

Sem dúvida a melhor época para visitar as Ilhas Cayman é entre os meses de dezembro a maio. Nesse período as temperaturas são mais amenas e os dias mais ensolarados. Por outro lado é alta temporada. Os preços dos serviços e passagens aéreas são mais caros. Já os meses de junho a novembro as temperaturas sobem e é mais propício a chuvas. Entretanto os preços ficam bem mais baixos. Fique atento aos meses de agosto e setembro que são considerados os meses mais baixos do ano. Talvez você consiga alguma barganha. Como se não bastasse, é preciso ficar atento também ao período dos furacões que vai de agosto a novembro.

Como circular

A melhor maneira de circular pela ilha é alugando um carro ou de táxi. Apesar da mão ser inglesa nas locadoras há opção de direção lado direito e esquerdo. Fique atento apenas aos limites de velocidade e ao seguro completo do carro. Além disso você pode ser preso se for parado dirigindo embriagado.

O que fazer

Sem dúvida diversão é o que não falta nesse destino paradisíaco. As Ilhas Cayman são repletas de belezas naturais e atrações que provocam aquele deslumbramento em todos os viajantes. Confira algumas dicas e sugestões de passeios.

Seven Mile Beach

Situada na ilha de Grand Cayman, a praia foi eleita como a preferida pelos viajantes. Além disso é a mais extensa do arquipélago. Portanto lugar ideal para longas caminhadas nas areias branquinhas e mergulhar nas águas mornas e azuladas.

George Town

A capital das Ilhas Cayman é uma passeio imperdível para quem procura história, cultura, gastronomia mas principalmente compras. Como se não bastasse há lojas de todos os produtos e algumas até em estilo duty free.

Kittywake

Localizado próximo a costa da Seven Mile Beach, a 21 metros de profundidade encontra-se o navio Kittywake. Certamente um passeio incrível para os amantes de aventura é mergulhar até um navio naufragado. Além disso o Kittywake era responsável por dar apoio aos submarinos americanos e foi afundado em 2011.

Cayman Cristal Cave

Outra dica bacana para quem gosta de aventura e quer fugir da rota praia e sol é conhecer o Cayman Cristal Cave. Além disso a atração está localizada em uma área verde que conta com 105 cavernas, exemplares da flora local e lagos. Incluindo a flor nacional das ilhas, a Orquídea Banana. Como se não bastasse as formações rochosas estão lá a mais de 20 mil anos.

Camana Bay

Ao lado de Seven Mile Beach e próximo a George Town está um moderno centro de compras. Dessa maneira o viajante encontrará cinemas, livrarias, lojas de grife e ótimos restaurantes. Sem falar no ambiente que mistura badalação a calmaria.

Little Cayman

Se você estiver com tempo não deixe de conhecer Little Cayman. Embora seja a menor ilha do arquipélago, com apenas 200 moradores, é também a ilha mais aconchegante.

Queen Elizabeth II Botanic Park

Certamente a maior atração do parque é a iguana azul, também conhecida como iguana de grande caimão. Essa é uma espécie rara que só existe nas Ilhas Cayman. Além disso o visitante também poderá observar alguns exemplares do animal que são monitorados para preservação.

Fazenda das Tartarugas

A fazenda das tartarugas é um complexo marinho situado em Grand Cayman. Além disso o local conta com mais de 16 mil tartarugas que nadam tranquilamente nas aguas transparentes e na companhia dos visitantes. Surpreendentemente algumas delas pesam mais de 270 quilos. Como se não bastasse o parque também conta com diversas espécies de aves, crocodilos e tubarão. Sem falar no parque aquático para crianças.

Cidade das Arraias

A cidade das arraias é mundialmente conhecida Stingray City. Sem dúvida é a atração turística mais famosa da ilha e o único lugar no mundo onde o visitante pode interagir com as arraias. Além disso o banco de areia com esse animal marinho vive fica cerca de 20 minutos de barco da costa Grand Cayman.

Starfish Point

Para os amantes de estrela do mar e pôr do sol, eis a atração perfeita. Na praia Starfish Point o visitante poderá aprecia-las de pertinho, curtir o pôr do sol e ainda mergulhar nas águas transparentes. Por outro lado lembre-se de respeitar a natureza e tomar muito cuidado com as estrelas do mar.

Baker’s National Park

O Parque Nacional Baker está localizado próximo a Seven Mile Beach. Além disso possui aproximadamente 277 hectares de um local super preservado com uma rica variedade da flora e fauna caribenha. É um excelente passeio e uma experiência incrível nesse paraíso. Todavia não deixe de levar repelente, água, comida e chapéu.

Atlantis Submarines

O Atlantis Submarines navega em diferentes territórios do Caribe. Sem dúvida é uma das atrações obrigatórias a todos os viajantes que querem ver de perto a beleza do mar azul. Além disso é uma excelente oportunidade de conhecer um submarino de verdade.

Rum Point Beach

A praia de Rum Point Beach fica ao norte de Grand Cayman e é sobretudo uma das melhores opções para quem busca praia branquinha, águas transparentes e mergulho. Além disso oferece conforto e comodidade aos turistas uma vez que possui cabanas, chuveiros, vestiários e até rede de vôlei.

Bar/Pub Whikey Mist

Certamente você vai querer tirar um dia para curtir uma balada com amigos, família ou até conhecer novas pessoas. Não faltam boas opções de bares, pubs e casas noturnas em George Town. Entretanto recomendamos o bar/pub Whiskey Mist que vem recebendo grandes elogios.

Dicas

  • Apesar de ser um território britânico, a língua oficial é o inglês americano.
  • A moeda oficial é o dólar de Cayman também conhecido como CI$ que vale 80 centavos de dólar americano. Além disso o dólar americano é amplamente aceito, assim como cartões de crédito internacional. Todavia se você pagar e dólar americano, o troco será em dólar de Cayman.
  • Por outro lado o trânsito nas ilhas é bem sossegado. Lembre-se apenas que a direção é inglesa.
  • As Ilhas Cayman fornecem uma viagem cultural através dos produtos fabricados por empresas locais. Portanto não deixem de provar o “Rum Cake”. Um doce presente em praticamente todos os cardápios de sobremesa. Além disso é o melhor souvenir que alguém vai querer receber.

Mais dicas

  • Uma dica importante é que os restaurantes costumam fechar cedo. A cozinha encerra por volta de 22h da noite. Em outras palavras, se quiser aproveitar seu jantar com calma chegue cedo.
  • Além disso alguns restaurantes possuem alvará para ficarem abertos até uma ou duas da manhã. Por isso depois do jantar as pessoas já se mudam para o bar e continuam bebendo. Contudo se seu objetivo é balada terá que ir até uma boate, que ficam abertas até as 4 da manhã.
  • Sem dúvida uma dica que vale muito a pena é pegar um hotel na beira mar. As praias são lindas e o mar azul esverdeado. Por isso não deixem de levar máscara e snorkel.
  • Se o seu objetivo é compras alguns produtos como bebidas, perfume, joias, relógios de luxo valem muito a pena. Além disso são mais baratos até mesmo que os EUA. Os demais produtos valem comprar em solo americano.

Crédito das fotos: divulgação

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here