Piscinas Naturais - Maragogi
Piscinas Naturais

Maragogi é uma cidade alagoana com cerca de 30 mil habitantes, no meio do caminho entre Maceió e Recife. Em meio às paisagens indescritíveis, mar cristalino, areia fina, coqueiros, recifes e as famosas Galés (piscinas naturais a alguns quilômetros da costa, repleto de peixes e perfeito para mergulho). Maragogi se destaque ainda pela excelência na infraestrutura de hospedagem e atendimento turístico.

O acesso a Maragogi é controlado e apenas 720 pessoas são aceitas por dia. Os atrativos da cidade não se resumem apenas aos aquários naturais. Em direção a Pernambuco, você ainda pode se maravilhar com as casinhas e vilas de pescadores, jangadas coloridas e toda a rusticidade dos lugares que passar. A região norte abriga a maior área de proteção ambiental do Brasil (APA) sendo que Maragogi está no coração da APA

Como chegar a Maragogi

Os dois aeroportos mais próximo é o de Maceió a 125 quilômetros ou Recife a 130 quilômetros. Sugerimos que você desembarque por Recife uma vez que a infraestrutura é melhor. Há mais quantidades de voos e consequentemente melhores tarifas.

Por terra você pode alugar um carro. A viagem pode ser feita por Alagoas pela Al-105 ou Al-101 ou Pernambuco pela PE-060.  Se preferir ir de ônibus, a empresa Real Alagoas oferece dois percursos bem interessantes. Recife – Maragogi ou Maceió – Maragogi ambos com percurso de 2h30. Há ainda a opção de traslado com empresas turísticas que oferecem mais conforto. Consulte Costazul e Transtur.

Como circular

A melhor maneira para circular pelas praias e de um povoado a outro é de carro. Outra opção seria alugando um quadriciclo. Por último através de passeios de empresas que prestam esse tipo de serviço.

Quando ir

A melhor época para visitar Maragogi é no verão, de dezembro a março. Nessa época as águas estão bem cristalinas e o tempo firme. Entre os meses de abril a julho chove bastante na região. Se você procura esportes de aventura, outubro é o melhor momento. Para fazer os passeios, lembre-se de ir somente na maré baixa.

O que fazer

Mergulhar nas galés

Um atração imperdível são as piscinas naturais a seis quilômetros da costa que são o cartão postal de Maragogi. Esse passeio é capaz de encantar pessoas de todas as idades. Os turistas mergulham nas águas cristalinas em meio a peixes coloridos e várias espécies de corais. Prefira as primeiras horas do dia quando o movimento é menor. Você irá aproveitar muito mais o passeio na maré baixa. Sem falar que no verão as águas ficam mais cristalinas.

Piscinas de Taoca, Barra Grande e Barreira de Peroba

O conjunto de piscinas naturais em Maragogi é o maior de Alagoas. Você pode curtir também a vida marinha de Taoca, Barra Grande e Barreira de Peroba que são menores mais vazias e mais preservadas. As piscinas são bem rasas. Basta um snorkel e uma máscara para você curtir o fundo do mar.

Praias

Maragogi possui mais de vinte quilômetros de costa com paisagem de tirar o fôlego. São vilas de pescadores, coqueirais, águas cristalinas e piscinas naturais. Se você seguir em direção a Pernambuco vai se encantar com as falésias de Japaratinga, Barreiras do Boqueirão. Cenários lindíssimos como Burgalhau e Ponta do Mangue.

Trilha do Visgueiro

Para mudar um pouco de cenário, uma dica bem bacana é a trilha de duas horas em trechos de Mata Atlântica. O passeio é feito com guias locais em pequenos grupos. No caminho você pode se maravilhar com degustação de frutas colhidas na hora, cachoeiras e a chegada ao visqueiro, uma arvore com mais de 500 anos.

Passeio de bugue

É uma das melhores maneiras de conhecer o litoral e diversas praias. Você ainda pode parar no meio do caminho para mergulhar, tirar fotos e conhecer a região.

Bolinho de Goma

Umas das guloseimas típicas da região é o bolinho de goma feito com mandioca e leite de coco. É bem parecido com o sequilho. O doce tem formato de concha e é produzido no povoado de São Bento.

Curiosidades

  1. O nome Maragogi provém de um rio da região.
  2. O turismo cresceu tanto na região que Maragogi se tornou o segundo polo alagoano mais visitado.

Dicas

  • A cidade é pequena e funciona de maneira lenta. Alguns restaurantes fecham no domingo e na segunda feira. A maioria do comércio fecha às 18h. Se você decidir visitar a cidade na alta temporada faça sua reserva com antecedência no restaurante desejado.
  • Faz bastante calor em Maragogi, porém o vento ameniza a temperatura. Não deixe de passar protetor solar, usar óculos escuros, chapéu e tomar bastante água.
  • Apesar da excelente qualidade de hospedagem e atendimento turístico. A cidade possui uma infraestrutura fraca e as ruas não tem calçamento. A pouca opção de compras e lojas.

Crédito das fotos: divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here