Miami

Porta de entrada para muito brasileiros na terra do tio Sam, Miami é a mais latina das cidades americanas. Um lugar que oferece sol, praias de águas claras, compras e muita balada. Há diversão para todos os gostos e bolsos. O mais legal é que você encontrará gente de todas as partes do mundo. A região mistura a modernidade americana com a alegria do povo latino. Atualmente são mais de 5 milhões de habitantes sendo que 70% da população são de origem latino-americana.

Leia mais sobre outros lugares e dicas de viagem

Dicas de viagem – Disney

Miami está em uma região de clima muito agradável. As belezas naturais e o clima tropical o ano todo garante que a cidade esteja sempre cheia. Principalmente no inverno, quando as pessoas fogem do frio. A arquitetura de prédios altos e modernos em Downtown, prédios históricos em South Beach, avenidas largas, carros importados. Esse é o destino da moda. Por aqui todo mudo quer ver e ser visto.

A cidade é dividida em quatro partes: Downtown Miami é a parte continental e centro financeiro da cidade. Miami Beach é a área onde estão as praias, mar azul turquesa e areia extremamente branca. South Beach é onde está o agitado. O local é cheio de baladas, bares, restaurantes, cafés, festas e pessoas bonitas. Ideal para caminhar, andar de bicicleta ou simplesmente sentar a beira mar. North Beach é onde está o sossego. Lá o turista pode escolher um bom hotel a beira mar e descansar. Relaxar com uma vista de tirar o fôlego. Porém não podemos negar que sol, praia, mar, pontes e embarcações de todos os tamanhos fazem parte do visual da cidade.

Para o turista que está indo a fim de fazer compras, escolheu o lugar certo. Miami é ótimo para voltar cheio de produtos novos. Há vários centros comerciais ao redor da cidade. Desde centros elegantes até shoppings com outlets (os preferidos dos brasileiros). Alguns centros comerciais não podem faltar na sua lista. São eles: o gigante Sawgrass Mills, o Aventura Mall, o Bal Harbour (caro mas muito lindo) e a Lincoln Road que é a queridinha dos turistas. Perfeito para fazer compras a qualquer hora do dia e ainda tem várias lojas, restaurantes e bares.

Como chegar a Miami

Há diversos voos saindo das principais cidades brasileiras até Miami. O principal aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional de Miami que está a 12 quilômetros de Downtown Miami. As companhias GOL, LATAM, American Airlines fazem voos direto. Outras empresas operam o mesmo trajeto com conexão em seus hubs. O acesso do aeroporto até o centro pode ser feito de táxi, shuttle, ônibus ou carro.

Também é possível chegar na cidade via mar. O porto de cidade é um dos mais importantes do mundo. Há diversos cruzeiros e chegam e partem diariamente. Para quem já está nos Estados Unidos e está vindo de carro, o acesso é feito pela US1 (para quem está no sul) ou I-95 (para quem está ao norte).

Quando ir

A Flórida é considerada um lugar dentro dos Estados Unidos de clima perfeito. Miami e Miami Beach podem ser visitadas em qualquer época do ano. Com uma temperatura média anual de 25ºC, um clima tropical e agradável, esse destino é perfeito para atividades ao ar livre.

A alta temporada consiste nos meses de novembro e abril, quando Miami possui um clima super agradável e poucas chuvas. Os meses de maio, junho, setembro e outubro são considerados baixa temporada devido as chuvas. Julho e agosto são férias escolares nos Estados Unidos e a cidade recebe muitos turistas. Nesse período as temperaturas médias chegam a 29ºC, porém devido a umidade a sensação térmica ultrapassa os 34ºC. Outro período que deve ser evitado é o Spring Break (recesso escolar) que ocorre do final de fevereiro ao final de abril.

Onde ficar

Antes de você escolher a melhor região para se hospedar, é preciso entender que Miami é uma cidade e Miami Beach é outra. Ambas fazem parte do condado de Miami-Dade. Na prática parecem uma coisa só e normalmente chamamos tudo de Miami. A parte continental de Downtown e o centro financeiro é Miami. As ilhas e onde estão as praias são Miai Beach. A escolha do local onde você vai se hospedar vai depender do objetivo da viagem.

Para quem optar por ficar em Miami Beach, tenha em mente Lincoln Road como referência. A Avenida é cheia de gente durante o dia e a noite, com várias lojas, restaurantes e bares. O agito fica mais na parte sul e a área mais tranquila na parte norte.

Se preferir ficar em Miami lembre-se que Downtown Miami e Brickell são as áreas comerciais mais visitadas. Os hotéis da região possuem um preço bem mais atrativo.

Como circular

Miami foi pensada para carros. Por isso a melhor opção para se locomover pela cidade acaba sendo o aluguel de carros, mas não é a única. Apesar do transporte público não ser perfeito, é uma alternativa para quem não dirige ou prefere fazer tudo a pé. Se você quer conforto e tranquilidade, alugar um carro é a primeira opção. As ruas são bem sinalizadas, o asfalto em bom estado e o turistas consegue chegar em qualquer lugar sem grandes dificuldades. O transporte público é uma forma barata de circular mas não cobre toda a cidade. O sistema de transporte inclui metrobus, metrorail, metromover e trolley. O metromover e trolley são gratuitos mas demoram muito para fazer todo o trajeto.

Outra opção seria a pé. Miami é uma cidade muito grande e espalhada. Se você pretende circular apenas em uma pequena parte, caminhar pode ser uma opção. A bicicleta é um transporte perfeito para quem decide ficar em Miami Beach. Há ciclofaixas na beira mar e em outras áreas. Para alugar uma bicicleta o turista precisa ir até um terminal da Deco Bike e seguir as instruções do terminal.

Os táxis são uma alternativa para quem decide não alugar carro. Quando combinados com o transporte público da cidade, funcionam muito bem. Funcionam com taxímetro e possuem preços razoáveis. Os táxis são amarelos mas não são abundantes. Dependendo da região que você está, pode ser difícil conseguir um carro livre.

A última opção seria os ônibus turísticos vermelho e de dois andares. Não são exatamente um transporte e sim um passeio pela cidade. Os ônibus possuem paradas pré-definidas e distintas dos ônibus convencionais. Não é um transporte rápido, caso o visitante tenha pressa para chegar a algum lugar. Porém passeia pela cidade inteira e nos principais pontos. As principais empresas que fazem esse passeio são City Sightseeing Miami e Big Bus.

O que fazer

Miami é um destino que agrada a todos os gostos e bolsos. Aproveite sua estada na cidade para fazer todos os passeios. Desde os clássicos até os mais diferentes. Não deixe de fazer um passeio de bicicleta pela Ocean Drive, aproveite para dar uma mergulho no mar de Miami Beach ou na Venetian Pool. Faça uma passeio de barco para conhecer as casas dos famosos nas ilhas de Biscayne Bay. Faça compras e tome um café na Lincoln Road, curta as baladas em South Beach e se possível, assista a um jogo do Miami Beach (time de basquete da NBA). Se estiver a procura de programas mais culturais vale conhecer o Viscaya Museum and Gardens e Wynwood. Bairros com diversas paredes grafitadas e com um astral super legal.

Confira nossas dicas e o que fazer em Miami

Dicas

  • Brasileiros que queiram visitar Miami ou qualquer outro destino dos Estados Unidos necessitam de passaporte válido e visto. Para maiores informações sobre tirar o visto clique aqui.
  • Para o turista que pretende alugar carro, é obrigatório apresentar a CNH brasileira. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatório da Flórida mas facilita sua vida em caso de abordagem policial.
  • Ande sempre com uma cópia do seu passaporte na mochila e mantenha o documento original em local seguro. O RG ou CNH pode ser utilizado caso uma autoridade ou atendente de loja solicite.
  • O fuso horário de Miami é -2h com relação a Brasília.
  • A tensão elétrica é de 110 volts. As tomadas são de dois pinos chatos e um redondo.
  • A moeda utilizada é o dólar e o ideal é já comprar no Brasil. Há uma infinidade de caixas eletrônicos espalhados pelo país. Eles são chamados de ATM e cada um cobra uma taxa diferente para saque.

Mais dicas

  • Dar gorjeta para os serviços prestados é uma prática muito comum nos Estados Unidos. Desde restaurantes, a taxistas e funcionários nos hotéis. Paga-se em média de 15% a 20% do valor total. No final de um serviço, a gorjeta é sinalizada no recibo e paga preferencialmente em dinheiro.
  • Bebidas alcoólicas só podem ser consumidas por maiores de 21 anos. É proibido circular pelas ruas com bebidas alcoólicas. Não beba e dirija, você pode ser preso por isso.
  • O cartão Go Miami Card é um cartão turístico que dá direito a entrada em mais de 30 atrações da Flórida. Pode ser bem interessante se pretende passar uns dias em Miami e visitar algumas atrações turísticas.
  • Se tiver oportunidade não deixe de assistir ao jogo de basquete do time da cidade, o Miami Heat. Confira maiores detalhes aqui.
  • Apesar de Miami ser conhecida por ser um excelente destino de compras, a realidade é bem diferente em se tratando de hospedagem. Os hotéis em Miami Beach podem ser bem caros. Por isso não deixe para reservar em cima da hora. Outra opção seria se hospedar em Downtown Miami que está a 15 minutos de carro das praias de South Beach.

Crédito das fotos: divulgação

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here