Entrada de Monte Verde
Entrada de Monte Verde

Localizado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um município de Camanducai. Juntamente com Campos do Jordão, São Francisco Xavier e Gonçalves, Monte Verde é um dos destinos turísticos mais procurados devido às opções de ecoturismo, momentos de lazer e clima de montanha. É também uma daquelas cidades que te surpreendem desde a chegada. Uma combinação perfeita para quem busca jantar a luz de velas, clima romântico, lareira, vinho e para os amantes de turismo de aventura.

Com um clima bem europeu e a natureza privilegiada da região, Monte Verde oferece um clima perfeito para casais e famílias. Durante o inverno o movimento da cidade aumenta juntamente como os preços. No verão o clima permanece ameno e a cidade fica perfeita para a prática do turismo de aventura.

Como chegar a Monte Verde

De carro a cidade fica a 168 quilômetros de distância de São Paulo pela BR 381 (pela rodovia Fernão Dias). Para ir de ônibus, a viação Cambuí faz a linha São Paulo – Camanducaia e de lá há ônibus até Monte Verde. Não há ônibus direto das grandes capitais para Monte Verde. De avião o aeroporto mais próximo é São Paulo.

Quando ir

No inverno a cidade fica bem movimentada. Perfeita para namorar, curtir uma lareira, vinho e fondue. Os preços também ficam bem mais elevados devido à alta procura. No verão você pode curtir cachoeiras, trilhas e atividades ao ar livre junto com a família e amigos. Será necessário um carro capaz de aguentar as estradas de terra e as chuvas.

Onde ficar

Não faltam opções de hospedagem em Monte Verde. O visitante pode escolher entre pousadas e hotéis que ficam no centro da cidade ou ainda em regiões cercada pela natureza. Nos hospedamos na Pousada Jardim das Montanhas e fomos muito bem recebidos. Essa é uma pousada perfeita para família e casais que buscam tranquilidade. Recomendamos também a Pousada Cantos e Contos que oferece um pouco mais de agito e opções de lazer.

O que fazer

Monte Verde é uma vila com ares de romance, lareira, vinho e friozinho de serra. Tudo conspira para esse clima de lua de mel que envolve o lugar. Porém não só de romantismo vive Monte Verde. Esse destino é tão rico em belezas naturais que convida qualquer um a sair do edredom e curtir as belas paisagens.

É possível praticar arvorismo, rapel, quadriciclo, bike, trilhas, escaladas e passeios a cavalo. Os picos mais famosos da cidade são Pico Selado, Pico da Onça, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Chapéu de Bispo. A melhor maneira de curtir tudo isso é contratando os serviços de empresas especializadas em aventura. Na avenida principal da cidade há várias de empresas oferecendo diversos pacotes e preços. Pesquise bem antes de fechar negócio e não deixe de pechinchar.

Se preferir fechar um pacote completo de hospedagem e lazer, a Fazenda Radical possui o melhor circuito de aventura do sul de Minas Gerais. São diversas opções de entretenimento para todas as idades.

Em nossa visita a Monte Verde aproveitamos para fazer um tour pela cidade passando pelos principais pontos turísticos e parando em pontos específicos da cidade para tirar fotos. Fechamos também um passeio de quadriciclo com a mesma empresa. O pessoal do Haras MV Encanto Horse cuidou do passeio a cavalo e terminamos o dia com um belo pôr do sol. A equipe é super atenciosa e nos proporcionou um dos melhores passeios da cidade.

Aproveite ainda para caminhar pelo centro de Monte Verde e descubrir toda infraestrutura voltada para o turismo. A cidade é rica em diversos tipos de restaurantes, bares, casas de chá, lanchonete e lojinhas de artesanato local. O orquidário de Monte Verde também é um grande atrativo. O aeroporto é conhecido por ser o mais alto do país. É bastante procurado para voos panorâmicos pela cidade e redondezas mas infelizmente não estão fazendo mais esse tipo de passeio.

Dica

  • Caminhe pelo centro, conheça as belezas naturais da cidade e procure curtir e usufruir tudo que Monte Verde pode te oferecer.
  • Não subestime o frio de Monte Verde. Quando for visitar a cidade leve blusas, luvas, meia de lã, casaco, bota e tudo que for necessário para enfrentar o frio. Mesmo no verão as tem as temperaturas podem cair bastante a noite.
  • Se estiver atrás de turismo de aventura, leve roupas apropriadas para trilha como botas, chapéu, protetor solar, repelente, mochila, óculos escuro.
  • A iluminação da cidade é bem precária, as ruas que levam as pousadas são bem inclinadas, com buracos e pedras. Procure chegar à cidade durante o dia para fazer o check-in.
  • Em Camanducaia e Monte Verde não há rodoviária. As passagens são compradas na hora. Se você quiser descer em algum ponto da cidade, é só avisar o motorista.
  • Existe apenas uma agência do Bradesco e um terminal eletrônico do Itaú na cidade.

Crédito das fotos: arquivo pessoal e divulgação

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaragogi
Próximo artigoParaty

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here