Perfil do viajante brasileiro

Antes de mais nada nunca foi tão fácil planejar uma viagem como nos dias de hoje. Ainda mais com a ajuda da internet que facilita todo o processo de pesquisa. Além disso o viajante passou a organizar seus próprios roteiros. Com isso o mercado de turismo online vem crescendo constantemente. E não é para menos. Atualmente há uma infinidade de sites, blogs e aplicativos que facilitam a vida do turistas. Essas ferramentas simplificam e trazem a respostas de qualquer dúvida que possa surgir.

Dicas para viajar só com a mala de mão
Mulheres que viajam sozinhas

Perfil do viajante brasileiro

Primeiramente os sites Almundo e Viajala fizeram uma pesquisa para desvendar o novo perfil do viajante brasileiro. De acordo com o estudo o brasileiro costuma deixar para a última hora o planejamento de uma viagem. Para viagens internacionais a reserva da passagem acontece com uma média de 72 dias de antecedência. Já viagens nacionais, o tempo cai para 31 dias. Contudo no mundo ideal o fechamento dos principais detalhes de uma viagem deveriam ocorrer com cerca de seis meses de antecedência. Além disso com relação ao tempo de permanência o levantamento demostrou que para destinos internacionais a média é de 15 dias. Já destinos nacionais são 4 dias.

Por outro lado o relatório apontou que o brasileiro que mais compra viagens online está na faixa etária de 24 a 35 anos. Sendo que 97% dos usuários pagam com cartão de crédito. As tendências de viagens internacionais são Miami, Paris, Roma e Buenos Aires. Já viagens nacionais é São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As mulheres são certamente as que mais pesquisam viagens, 67%. Além disso São Paulo é a cidade com mais saídas e chegadas. Inclusive é o destino mais buscado em 2018 e em todas as faixas etárias, dos 18 aos 65 anos.

Segundo o Instituto GFK

Como se não bastasse uma pesquisa feita pelo Instituto alemão GFK realizado em 17 países apontou uma mudança no perfil do viajante. De acordo com a pesquisa, brasileiros, japoneses e sul-coreanos tem mais coisas em comum do que imaginávamos. Uma delas é a preferência por férias mais tranquilas. Contudo uma vez que se tem adolescentes em casa há uma pequena preferência por destinos mais movimentados. Já com crianças pequenas e até 12 anos de idade, as famílias preferem férias tranquilas.

Por outro lado outra mudança no perfil do viajante brasileiro ocorreu em razão da crise econômica. A procura por cidades do exterior como Europa e Estados Unidos caiu pela metade. Em contrapartida destino da América Latina e Central passou a ser mais apreciados por brasileiros. Além disso comparados a outras nacionalidades, somos o perfil de viajante com maior lealdade para voltar aos destinos que visitamos e gostamos. Por fim a acomodação é considerada a parte mais importante da viagem. Sendo que os principais itens satisfatórios devem ser localização, atendimento da equipe, café da manhã, instalação, limpeza e conforto.

Crédito da foto: divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Solve : *
23 − 5 =