Playa Del Carmen

Não tem como falar de Cancún é não lembrar de Playa del Carmen. Essas duas cidades são grande point do turismo no México. Estão localizada no estado de Quintana Roo a 70 quilômetros de distância uma da outra ou uma hora de carro. Se Cancún ganhou fama pela grandiosidade, modernidade, compras e diversão o dia inteiro, Playa del Carmen é o oposto. Um destino alternativo e intimista onde a tranquilidade é fundamental.

Dicas de viagem – Tulum

Dicas  de viagem – Miami

Apesar de muito próximas uma da outra, Cancún está para os americanos assim como Playa del Carmen está para os europeus. A costa de Playa del Carmen fica protegida pela ilha de Cozumel. Isso significa mar tranquilo, limpo e esverdeado, praticamente um convite ao mergulho. Ao longo da costa não se vê grandes redes de hotéis, prédios altos e estruturas grandiosas. O que impera em Playa del Carmen é a simplicidade e harmonia.

Playa del Carmen é uma cidade pequena mas com público bem variado. Por isso se tornou point para turistas que querem aprender uma nova língua. É o tipo de lugar ideal para sentar em uma mesa e observar as pessoas e seus costumes. Deitar na praia a sombra de um coqueiro e curtir sol e o mar. A 5ª Avenida é onde tudo acontece. Cheia de bares, restaurantes, cafés e lojas. Você consegue conhecer a cidade inteira caminhando.

Como chegar a Playa del Carmen

Playa del Carmen não possui aeroporto próprio mas a cidade está a apenas 50 quilômetros do Aeroporto Internacional de Cancún. Um dos mais movimentados na América Latina. Infelizmente não há voos direto do Brasil para Cancún. As companhias LATAM, Copa, Avianca, Aeroméxico operam o trajeto com conexão em seu hub de destino.

Saindo do aeroporto você pode pegar um ônibus, táxi, condução com vários passageiros ou transfers. É muito simples ir até Playa del Carmen. Apesar da várias opções o ônibus da empresa ADO é barato, passam a cada hora e deixam os passageiros no inicio da 5ª Avenida. Se quiser pegar um táxi, a melhor maneira é contratar logo na saída do desembarque e não do lado de fora do aeroporto. Os preços são tabelados. Para o viajante que não tem muita experiência, vale contratar um transfer.

Quando ir

Playa del Carmen é um lugar que pode ser visitado a qualquer época uma vez que possui temperaturas altas o ano inteiro. No verão, entre os meses de junho a setembro, a média é de 27ºC. No inverno, dezembro a fevereiro, gira em torno de 24ºC. Lembrando que as estações são invertidas em comparação ao Brasil. Porém não é sempre que você se dará bem. O período de dezembro a fevereiro é considerado alta temporada mas entre março e abril também há bastante turistas devido ao spring break. Este recesso acontece em alguns países e leva uma grande quantidade de jovens americanos a Cancún. Playa del Carmen acaba recebendo mais turistas também.

Outro ponto a ser levado em consideração é a temporada de furacões que ocorre do início de junho ao final de novembro. Sendo setembro e outubro os meses de mais atenção e os meses que mais chovem. Isso não quer dizer que haverá um furacão, apenas que devemos ficar atento.

Como circular

A melhor maneira de conhecer Playa del Carmen é caminhando. A cidade é pequena e na 5ª Avenida o fluxo de carro é proibido. Aliás a pé é o melhor jeito de explorar todo o charme do lugar. Você só vai precisar de carro para distâncias mais longas. Se pretende conhecer os arredores, alugar um carro pode ser uma boa alternativa. Os táxis são uma alternativa mais cara e pouco utilizados. Os preços costumam ser tabelados mas em baixa temporada é possível negociar. Por último, há a opção de vans e ônibus que são baratos e muito utilizados.

O que fazer

O ritual para todo turista que vai a Riviera Maia é sol e mar. Em Playa del Carmen não poderia ser diferente. Caminhar na praia, aproveitar o sol, dar um mergulho no mar azul turquesa e curtir a areia branquinha. Esse destino tem tudo isso e muito mais. Há vários passeios para o viajante curtir. Não deixe de mergulhar nos cenotes e arrefices de corais em Cozumel. Um dica imperdível é fazer um mergulho com cilindro.

A 5ª Avenida é o centro do agito na cidade. Aproveite a noite para caminhar pelas ruas, tomar um drink em um bar e jantar em um dos restaurantes. A Calle 12 é famosa pelos bares, casas de show e lounges. O agito começa por volta de 23h.

Leia mais dicas do que fazer em Playa del Carmen

Outras dicas

Dicas

  • Vacinas não são obrigatórias.
  • Brasileiros não precisam de visto para visitar o México, apenas passaporte válido. É importante ter em mãos comprovantes de reserva de passagem, reserva de hospedagem e comprovação de renda.
  • A língua oficial é o espanhol mas os mexicanos falam de maneira bem desenrolada. Com um pouco de paciência você vai entender tudo.
  • A CNH brasileira é aceita no país. Leve a sua carteira de motorista caso queria alugar um carro.
  • Se estiver indo a Playa del Carmen com conexão nos Estados Unidos, você vai precisar de visto americano. Brasileiros são isentos de visto mexicano mas não há isenção de visto americano.
  • A moeda oficial é o Peso Mexicano porém nas áreas turísticas o dólar é utilizado.
  • Todo lugar aceita dólar mas o troco costuma ser em peso. Essa troca não costuma ser favorável ao turista.
  • Há diversos caixas eletrônicos espalhados pela cidade. Em alguns é possível sacar dólar e outros pesos mexicanos. Há uma indicação em cada terminal indicando a moeda utilizada.
  • Combine o preço do táxi antes aceitar o trajeto.

Mais dicas

  • Cuidado com a pimenta na comida. Os mexicanos estão tão acostumados com pimenta e normalmente nem percebem sua presença.
  • A tensão elétrica no México é de 127V, sendo as tomadas de três entradas.
  • As ruas Playa del Carmen recebem o nome de numerais e por isso é bem fácil identifica-las. As avenidas estão paralelas ao mar e são nomeadas de cinco em cinco. As ruas estão em sentido vertical com relação ao mar.
  • Faz muito calor em Playa del Carmen então não esqueça de carregar sempre uma garrafinha de água, protetor solar, chapéu e usar roupas frescas.
  • Como Playa del Carmen não tem a mesma estrutura hoteleira que Cancún, para utilizar os clubes de praia é necessário pagar. Verifique se seu hotel não tem alguma parceria.
  • Se você tiver equipamento de mergulho livre (snorkel) aproveite para colocar na mala e economizar no aluguel.
  • Se está indo viajar com idoso ou criança, fique tranquilo. Playa del Carmen é uma cidade bem plana e sem problemas com o relevo.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here