Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

A cidade de Aparecida do Norte, também conhecida apenas como Aparecida, está localizada no interior de São Paulo, na região do sudeste Brasil. Um lugar onde o turismo religioso é muito forte e está ligada diretamente a padroeira do Brasil. Em 1717 três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao jogarem suas redes no Rio Paraíba do Sul. A santa se tornou padroeira do Brasil.

Leia mais sobre outras dicas de viagem

A maioria dos turistas que visitam a cidade são atraídos pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida e todas as outras atrações. A basílica é considerada o maior santuário Mariano do mundo e o segundo maior templo religioso. No dia 12 de outubro, feriado nacional em comemoração a padroeira, o município recebe cerca de 300 mil visitantes. Ao visitar a cidade você vai perceber que tudo remete a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O turismo religioso é o que movimenta a economia da cidade e atrai católicos de várias partes do Brasil.

Como chegar a Aparecida do Norte

O melhor jeito de chegar a cidade é de carro ou de ônibus. Saindo de São Paulo o acesso é feito pelo quilômetro 71 da SP-116 da via Dutra. Se estiver vindo dos estados de nordeste o melhor caminho é seguir pela Rio-Bahia, BR-116 e BR-393 até Barra Mansa em seguida entrar na via Dutra. Se optar por ônibus, lembre-se de descer no Terminal Rodoviário de Aparecida.

Quando vir

As datas e feriados religiosos são o período que mais atrai visitantes, podendo chegar até 300mil turistas no feriado de 12 de outubro. Fora desse período a cidade está sempre mais tranquila. Principalmente durante a semana costuma ter menos excursões e pessoas pelas ruas.

Para mais informações sobre o Santuário

O que fazer

Morro do Cruzeiro

Separado da cidade pela via Dutra é o ponto turístico onde acontece todas as sextas-feiras da Quaresma, a tradicional Via Sacra. A Rota de peregrinação tem uma bela vista da cidade, a 685 metros de altura. A famosa cruz é moldada em aço, mede 23 metros e pesa 25 toneladas. O local passou recentemente por uma reforma para melhor receber os visitantes. Ganhou piso de asfalto, encostas do morro arborizadas, sinalização em todo o trajeto, som e iluminação novos.

Passarela da Fé

São 389 metros e comprimento e 35 metros de altura que ligam a matriz Basílica ao Santuário Nacional. Essa passarela foi inaugurada 1972 em homenagem a padroeira do Brasil. De cima da passarela tem uma vista incrível da cidade.

Teleférico

Com uma extensão de 1170 metros que conecta o topo Morro do Cruzeiro ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o teleférico ajuda os visitantes a subirem com conforto e segurança. São 47 cabines com embarque e desembarque na estação Santuário e na estação Cruzeiro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30 com venda de ingressos nas duas estações. O trecho ida e volta completo custa $26 reais.

Morro do Presépio

Localizado no estacionamento do Santuário, são esculturas que reproduzem fatos históricos religiosos. Todos os monumentos são ligados ao nascimento de Jesus Cristo e outros fatos conhecidos dos fiéis. São 7345 m² de esculturas espalhas que reproduzem a trilha dos Reis Magos, os anjos do anúncio do nascimento de Jesus, estrela suspensa sobre raios de mais de 10 metros de altura e pastores com suas ovelhas.

Capela das Velas

Aberta de segunda a domingo das 6h às 19h é um dos lugares mais emocionantes para os fiéis. Um lugar onde as pessoas fazem preces e orações. O local está sempre cheia de velas acesas, de todos os tamanhos onde a fumaça faz um efeito único.

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida

Segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano. O Santuário recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano. Foi inaugurado em 1980 e no mesmo ano se tornou sacro pelo antigo Papa João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. Uma igreja em estilo neoclássico construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e com um torre de 18 andares, 100 metros.

Matriz Basílica Nossa Senhora Aparecida

Também conhecida como Matriz Velha, foi construída em 1745 em estilo barroco. A matriz foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa senhora aparecida. A Basílica é uma das atrações mais visitadas na cidade e considerado um símbolo de fé pelos devotos.

Centro de Apoio aos Romeiros

É um lugar que oferece toda a infraestrutura para acolher seus visitantes. Com uma grande variedade de produtos e um ótimo lugar para comprar lembracinhas. O local oferece shopping com 330 lojas sendo 22 na praça de alimentação, 36 quiosques, telefone e banheiro.

Porto Itaguaçu

O nome Itaguaçu significa ‘pedra grande’ em tupi-guarani. No antigo bairro das pedras, o rio é o local onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora Aparecida 1717. Atualmente o Porto Itaguaçu foi reformado e em 1997 transformado em ponto turístico. Com inauguração de novas instalações, como iluminação, banheiros, água potável, local para acender velas e segurança 24 horas, os visitantes podem fazer passeio de barco.

Museu Nossa Senhora Aparecida

O museu foi inaugurado em 1956. Foi benzido pelo Cardeal Motta e contém um acervo de cerca de 3 mil peças incluindo peças históricas coletadas nas redondezas de Aparecida e doações de visitantes. O local recebe visitas de segunda a sexta das 9h às 16h30, sábado das 7h às 18h, domingo das 7h às 18h30, feriado das 8h às 16h30. O preço do ingresso é cerca de $6 reais por pessoa.

Dicas

  • De São Paulo até Aparecida do Norte são quatro pedágios. Arujá, Guararema, Jacareí e Moreira César. O valor total dos pedágios é de $27,70.
  • Se você optar por ir de carro até Aparecida, lembre-se que há estacionamento dentro do Santuário. O ticket custa $15 reais e você pode ficar o dia inteiro.
  • Deixe o carro estacionado dentro da Basílica e circule pela região a pé. A cidade é pequena e as ruas bem convidativas.
  • O ingresso ao Mirante da Torre custa $8 reais. Para visitar a Cúpula Central o preço é $10 reais. Se você conseguir chegar ao Santuário até as 14h, há uma promoção de $10 reais para conhecer as duas atrações.
  • Não deixem de visitar a Cúpula Central e o Mirante/Museu que fica dentro do santuário de Nossa Senhora.

Crédito das fotos: divulgação e arquivo pessoal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here