Vila em São Miguel do Gostoso
Vila em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso é um pequeno vilarejo a 108 quilômetros de Natal com moradores super simpáticos e hospitaleiros. A todos os lugares que você vá, sempre será recebido com um sorriso no rosto. É um destino famoso pela prática de Wind e kitesurf. Ao mesmo tempo é perfeito para quem procura sossego, belas praias, paisagens lindíssimas em um cenário aconchegante e rústico.

O vilarejo é dividido em uma imensa enseada. O centro é mais agitado e com piscinas naturais na maré baixa. Se você procura por práticas de esportes, Ponta do Santo Cristo possui os melhores ventos. Há também uma ponta onde a duna invade o mar e forma uma piscina natural perfeita.

A praia mais bonita é Tourinhos com um pôr do sol encantador e jatos de água que espirram dos recifes. Possui também dunas de até 8 metros de altura onde os bugues podem te levar até o alto, mas vale a pena ir andando.

A vila é bem tranquila durante a noite, mas aos finais de semana pode rolar um agito. Muitos turistas que se apaixonaram pela região e acabaram ficando por lá. Um dos points do vilarejo é Madame Chita, uma mistura de creperia, bar e loja com mesinhas espalhas pela rua e J Sparrow’s um pub praiano que atrai muita gente.

Como chegar a São Miguel do Gostoso

Há voos partindo das principais capitais para o Rio Grande do Norte pelas companhias GOL, Azul e LATAM. São Miguel do Gostoso fica a 110 quilômetros de Natal. O melhor jeito para chegar ao destino é alugando um carro e seguir pela BR-101

Você pode chegar a São Miguel do Gostoso de ônibus através da empresa Expresso Cabral. A viagem pode durar cerca de uma hora e meia até três horas. Uma alternativa seria de transfer onde algumas pousadas se organizam para buscar no aeroporto ou hotel. O carro para quatro pessoas custa em média R$180.

Quando ir

Por ser um lugar com ventos perfeitos e muito procurado para quem pratica esportes aquáticos, a alta temporada é considerada de setembro a março. Réveillon, Janeiro e Carnaval são sempre muito agitados. Os meses de chuva são entre março a junho, mas mesmo assim chove muito pouco na região.

O que fazer

Na principal rua da cidade, você vai encontrar agências de passeios, aluguel de bicicleta e quadriciclo. Os preços são mais razoáveis que lugares como Pipa e Natal.

O passeio de bugue as dunas petrificadas até a praia de Tourinhos dura em torno de três horas. Este é o passeio mais bonito da região passando por dez praias. Há também o passeio de bugue a Lagoa de Sal e o bate/volta a Galinhos. Outra opção são os passeios de bicicleta, as piscinas naturais, mergulho e boia-cross.

Curiosidade

Nas cidades pequenas, as pessoas são mais conhecidas por um adjetivo, pela profissão ou por seus pais. Em São Miguel do Gostoso não foi diferente. A cidade era conhecida como São Miguel, mas havia um homem que sempre hospedava os viajantes em sua casa, adorava contas histórias divertidas e tinha uma risada muita gostosa. Ele passou a ser conhecido como ‘seu Gostoso’ e popularmente as pessoas chamavam a vila de “São Miguel de Seu Gostoso”. E assim ficou.

Dicas

  • Não há sinal de celular em São Miguel do Gostoso
  • Dá para fazer quase tudo a pé pelo vilarejo

Crédito das fotos: divulgação

COMPARTILHAR
Artigo anteriorJericoacoara
Próximo artigoCaldas Novas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here