Stopover

O blog Que Seja Sempre Assim fica super feliz em ajudar e aproximar mais as pessoas ao mundo das viagens. Procuramos inspirar diariamente com fotos nas redes sociais, compartilhando experiências, dicas de viagens e novos destinos. O planejamento de uma viagem engloba vários setores desde hospedagem, reserva de passagem, roteiro, dicas e outros mais. Porém para muitos seguidores, o mundo do transporte aéreo pode parecer confuso. Há muitas expressões em inglês e quem não está habituado pode fica perdido. Uma das expressões que mais gera a dúvida é stopover que nada mais é do que uma parada no meio da viagem para que o passageiro possa fazer uma conexão. Você tem a possibilidade de estender o seu tempo de conexão de voo retirando suas malas e passando pernoite(s) no país de parada.

Leia mais sobre destinos de viagens
Leia mais sobre dicas de viagem

Como funciona o stopover?

Viagens de longa duração precisam fazer uma escala (quando você continua dentro do mesmo avião) ou uma conexão (quando há troca de avião) em algum ponto no meio do caminho. Normalmente são feitos em algum país da Europa. Neste caso se estiver com tempo, você pode optar por passar alguns dias na cidade da escala/conexão antes de seguir viagem. Essa parada no meio do caminho é chamada de stopover. Você desce, leva as malas, curte uns dias no local e depois segue viagem.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer o stopover desde que haja uma escala/conexão em seu voo. O stopover funciona tanto para viagens nacionais como internacionais mas precisam ser previamente acordadas ou autorizadas pelas companhias aéreas. As empresas que oferecem o stopover podem cobrar um taxa extra ou oferece-la como benefício adicional. Alguns voos internacionais podem ainda oferecer a parada como atrativo de promoção aérea.

Como saber?

O stopover depende unicamente das companhias aéreas. Você precisa entrar com contato com a empresa para saber se há a possibilidade e se há alguma cobrança extra. Você encontra maiores informações na descrição da tarifa.

Como começar

  1. A primeira coisa a ser feita é definir o destino final da sua viagem. Feito isso, é preciso pesquisar todos os voos que fazem o trajeto do seu ponto de origem até o destino final. Normalmente as companhias aéreas fazem conexão nas capitais do seu país. Por exemplo Air France faz stopover em Paris, TAP em Lisboa, Emirates em Dubai e por aí vai.
  2. Feito isso é necessário pesquisar em sites de busca para encontrar seu voo. Normalmente utilizo o Viajanet e Decolar que trazem as melhores opções de passagens e preços mas você pode pesquisar também no Skyscanner, Submarino Viagens ou qualquer outro.
  3. Abra a pagina do buscador de passagens aéreas e faça a busca de ida e volta até seu destino final. Importante anotar todos os voos com escalas e as cidades que fazem parada. Seja flexível com as datas.
  4. O último passo é pegar todas as suas anotações e fazer pesquisa por múltiplos destinos até encontrar a melhor opção para você.

Dicas

  • Os stopovers são feitos nos voos com escala ou conexão (na maioria das vezes conexões). Uma dica importante é procurar qual a cidade base de determinada companhias aérea ou qual companhia que opera na cidade escolhida.
  • O período de stopover na cidade intermediária varia em até trinta dias mas varia conforme a companhia.
  • Se você está interessado em fazer stopover, verifique todas as informações antes de comprar sua passagem ou no máximo antes de começar a viajar. Depois que você embarcou, não é mais possível.
  • O stopover só é permitido em voo de ida e volta.

 

Crédito da foto: divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here