Toulouse

Localizada no sudoeste da França, mais perto de Barcelona do que Paris, Toulouse é repleta de uma agitação latina descontraída. A cidade é considerada o campus do país. Isso porque possui três universidades importantes e um próspero centro de alta tecnologia. Sem falar que abriga a sede da Airbus. Esse destino é a quarta maior cidade da França porém é a que mais cresce .

Dicas de viagem – Paris

Leia mais sobre outros destinos de viagem

Toulouse é uma cidade repleta de torres medievais, ruas de pedras, museus de arte, teatros e lojas. Uma vida noturna bem agitada e vários restaurantes de alta gastronomia. Também conhecida como La Ville Rose por seus tijolos com tons rosados. Esse destino já foi considerado como um dos melhores da Europa.

Como chegar a Toulouse

Não há voos direto do Brasil para Toulouse. É preciso fazer conexão em alguma cidade europeia. A companhia Air France oferece voos diários saindo dos aeroportos Orly e Charles de Gaulle. O aeroporto de Toulouse fica a 8 quilômetros do centro da cidade. Saindo do aeroporto, o ideal é pegar o serviço Flybus Airport Shuttle operado pela empresa Tisséo que te leva as principais estações de metro. A empresa opera das 5h às 0h15 com frequência de 20 minutos. Para quem já estiver na Europa, uma boa opção seria o Rail Europe, trens de alta velocidade.

Quando ir

A melhor época do ano para visitar a Europa é na primavera, entre os meses de março a maio. Ou outono, entre os meses de setembro a novembro. No verão, os meses de junho, julho e agosto são considerados alta temporada. A cidade fica cheia de turistas, as temperaturas bem mais altas e os preços dos serviços mais caros. No inverno as temperaturas caem e fica muito frio. Outra dica na hora de escolher a melhor época para visitar Toulouse é considerar as chuvas. Abril, maio, junho e novembro são os meses que mais chovem.

Como circular

A melhor maneira de se locomover pela cidade é a pé. A maioria das atrações estão localizadas no centro histórico. Se estiver hospedado no centro, dá para fazer tudo andando. Aliás caminhar é a melhor maneira de descobrir os encantos da cidade. Caso queria visitar lugares um pouco mais distantes, a opção seria metro, bonde, ônibus ou de bicicleta.

O que fazer

Praça do Capitole

A praça é um dos cartões postais de Toulouse e fica no centro da cidade. A praça abriga o prédio da prefeitura, um museu e o teatro do Capitole. Além de prédios comerciais e hotéis. Quase todos os dias há uma feirinha na parte da manhã com produtos bem bacanas e souvenirs. Na parte de dentro do Capitole há algumas salas que podem ser visitadas gratuitamente.

Convento dos Jacobinos

Toulouse foi uma grande centro de peregrinação durante a Idade Média. Logo atrás de Santiago de Compostela. Nesse período várias ordens religiosas se instalaram na cidade. Os mais conhecidos eram os dominicanos. O Convento dos Jacobinos é um convento dominicano que recebeu esse nome em referência ao maior convento dominicano da França.

Musee des Augustins

É o museu de belas artes da cidade, com muitos quadros e esculturas espalhados. Passeio perfeito para quem curte museu e arte.

Canal de Brienne

Também conhecido como Canal Saint-Pierre fica bem próximo ao centro da cidade. Um lugar ideal para fazer caminhadas, andar de bicicleta e fazer exercícios. Esse canal existe desde 1776 com 1,5 quilômetros de extensão ligando ao Rio Garonne. É o segundo canal mais importante da cidade. Reúne alguns restaurantes-barco e algumas empresas organizam passeios.

Basílica de Saint-Sernin

A Basílica de Saint-Sernin é uma das principais atrações de Toulouse. A história conta que Saint-Sernin ou São Saturnino era o antigo bispo da cidade no ano de 250. Nessa época o Cristianismo ainda não era totalmente estabelecido. Durante uma festa pagã, pediram ao bispo que se curvasse diante da imagem de um Deus pagão. Como ele se recusou, amarraram ele aos pés de um touro que seria sacrificado. Conta que o touro saiu correndo arrastando o corpo do bispo e só parou no local onde hoje é a Basílica. Sua construção iniciou no século XI com a ajuda dos peregrinos e iam fazer o caminho de Santiago. Atualmente a Basílica e sua torre são as maiores em estilo românico na Europa e Patrimônio Mundial da UNESCO.

Rio Garona

É um rio que nasce no Pirineus e banha o sudoeste da França. O Rio Garona corta a cidade de Toulouse e na beira do rio há muito espaços verdes aberto ao público. O passeio de barco pelo rio é uma atração imperdível para um perfeito fim de tarde. Na França a maioria dos rios são represados e sempre há uma parte aberta apenas aos pedestres.

Airbus

Toulouse é uma cidade que vive na aviação, a fábrica da Airbus fica na cidade. É possível visitar a fábrica e ver de perto todo o processo de fabricação de um avião. Sem falar que você ainda pode visitar o Museu Aéroscopia e conhecer dezenas de modelos. quem sabe até entrar em um deles e garantir sua foto.

Marché Victor Hugo

O Marché Victor Hugo é um mercado alimentar onde é possível encontrar especialidades da região. O queijo ali tem honras especiais.

Jardim Japonês

Oficialmente conhecido como Jardim Compans Caffarelli mas apelidado de Jardim Japonês. Fica próximo ao centro histórico porém não é fácil de se encontrado. Muitos turistas passam por ali e não sabem que tem um jardim encantador. São vários lagos ligados entre si sendo o lago principal cheio de peixes e tartarugas. Um dos melhores lugares em Toulouse para relaxar e descansar.

Passeio pelo centro

As construções mais antigas na França são feitas de pedra mas em Toulouse foram os tijolos que predominaram. Como não havia pedra na cidade e ficaria muito caro para trazer, as construções foram feitas com tijolinhos vermelhos, dando um charme a mais na cidade.

Dicas

  • Alguns passeios em Toulouse só funcionam na alta temporada. Vale a pena pesquisar com antecedência para não perder tempo.

Crédito das fotos: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here