Uruguai

Em primeiro lugar o Uruguai é um pequeno país mas que reserva grandes surpresas. A educação das pessoas locais, a rica gastronomia e a qualidade de vida chamam atenção dos turistas que visitam esse destino. Além disso conta com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um clima muito agradável. No inverno a temperatura gira em torno de 15 graus, com algumas madrugadas abaixo de zero. Já no verão as altas temperaturas giram em torno de 30 graus e os dias são mais longos. Por outro lado o Uruguai possui estações bem definidas que agradam a todos.

Dicas de viagem – Argentina
Dicas de viagem – Chile
Leia mais sobre outras dicas de viagem

Como se não bastasse os uruguaios gostam de churrasco, futebol e chimarrão. Por isso é muito comum ver as pessoas caminhando nas ruas e shopping com uma garrafa térmica na mão e um chimarrão na outra. São pessoas alegres, receptivas e sempre prontas para ajudar. Além disso são 176 quilômetros quadrados de um território espremido entre Brasil e Argentina e delimitado pelo Rio da Prata.

Como chegar ao Uruguai

Certamente não faltam opções via aérea e terrestre para chegar até o Uruguai. As companhias LATAM e Gol possuem voos direto partindo de São Paulo, Rio e Porto Alegre. A empresa Azul também faz o trajeto com conexão em Porto Alegre. Ao mesmo tempo a LATAM também faz o trajeto até Punta del Este com conexão em Buenos Aires. O desembarque em Montevidéu ocorre no Aeroporto Internacional de Carrasco.

Por outro lado o valor da passagem aérea nem sempre cabe no orçamento do viajante. Nem por isso devemos deixar de viajar. O trajeto de ônibus saindo de Porto Alegre até Montevidéu dura em média 12h sendo uma viagem bem tranquila, segura e com muito conforto. Além do que as companhias TTL e EGA fazem o trajeto de ônibus saindo do sul e sudeste do Brasil.

Quando ir

Em primeiro lugar o Uruguai possui estações bem definidas mas certamente não possui o mesmo verão do Brasil. Ainda assim não é um país barato de se viajar. A alta temporada vai de janeiro até o carnaval no Brasil. Nessa época os preços ficam bem mais altos e as temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC (com muito vento frio e sol muito forte). Por outro lado no inverno o frio é bem rigoroso e as praias ficam praticamente vazias. Se você estiver a fim de curtir o frio e tomar um bom vinho, então outono e inverno são as melhores épocas.

Como circular

Sem dúvida viajar de carro pelo Uruguai é uma das opções mais confortáveis e convenientes. Ainda mais se você tem Punta del Este como um dos seus destinos ou se esta vindo de carro saindo do Chuí. O país possui estradas muito bem sinalizadas e em boas condições. Além disso a distância entre as principais cidades turísticas são bem curtas. Sem falar que o serviço de transporte rodoviário é muito eficiente.

Gastronomia

Primeiramente a gastronomia uruguaia é bem próxima ao que encontramos no Rio Grande do Sul e Argentina. Em um país que venera a carne bovina e principalmente o cordeiro, o churrasco é o cartão visita. Além disso o Uruguai tem muita influência portuguesa, espanhola e italiana. Por isso é muito comum empanadas, muitas massas e sobremesas como doce de leite e o famoso alfajor. Tudo sempre acompanhado de uma tacinha de grappa ou um bom mate.

O que fazer

Montevidéu

Primeiramente Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai. Chama atenção por seu passado histórico e pela qualidade de vida da população. Ainda assim é bem diferente de outras cidades da América do Sul. A começar pela educação do trânsito e limpeza das ruas. Além disso é uma cidade muito bem arborizada e tranquila, perfeita para caminhar. Seja pela orla do Rio da Prata (que muito se parece ao mar) ou mesmo caminhando pelo centro histórico. Um lugar onde certamente o moderno e o antigo estão sempre de mãos dadas.

Como se não bastasse aproveite para caminhar por todo o centro histórico. O ponto inicial de qualquer passeio é a Plaza Independencia. Conheça a arquitetura antiga da Ciudad Vieja, tire fotos no Teatro Solís e na Puerta de la Ciudadela, antigo portal da época colonial. Por fim caminhe pelo rua 18 de julho observando antigos edifícios antigos e árvores suntuosas. Por outro lado Montevidéu é casa do Peñarol (futebol clube), Pepe Mujica (ex presidente que anda de fusca) e um destino perfeito para uma boa gastronomia. Não deixe de provar parrilla do Mercado del Puerto, os alfajores nacionais e o dulce de leche uruguaio.

Punta del Este

Sem dúvida um dos destinos mais badalados da América do Sul. Punta del Este poderia facilmente ser chamada de Mônaco das Américas. Sendo assim um destino luxuoso, caro e muito bonito. A cidade é o verdadeiro cartão postal do Uruguai quando se trata de turismo. Além disso é no verão que esse destino recebe milhares de turistas que vem em busca de sol, altas temperaturas e mar. Embora o inverno seja bem rigoroso e as pessoas evitam sair nas ruas, quando chega o verão esse cenário muda completamente. Punta Del Este tem atrativos para todos os bolsos e gostos. Do mais luxuoso ao mais simplista.

Como se não bastasse Punta (como é conhecida) é um destino com atrativos outdoors. Portanto um lugar para curtir passeios ao ar livre, o pôr do sol, tirar muitas fotos, aproveitar o cassino e a deliciosa culinária local. A cidade recebe muitos magnatas e famílias querendo curtir as férias. De todo jeito é um destino cheio de possibilidades.

Colônia de Sacramento

Primeiramente assim que colocamos os pés em Colônia de Sacramento descobrimos um lugar mágico. Com um localização estratégica, uma hora de barco de Buenos Aires e duas horas de carro de Montevidéu, é o lugar perfeito para deixar os problemas para trás.  Isso porque a cidadezinha fica as margens do Rio da Prata e dá a impressão que parou no tempo. Além disso caminhar pelas ruas arborizadas, observar os carros antigos e restaurantes charmosos tudo isso ligado a uma beleza singela e rústica.

Como se não bastasse a pequena cidade uruguaia foi colonizada por portugueses e esteve em constante disputa com espanhóis. Portanto é muito fácil observar uma influência portuguesa e espanhola na arquitetura da cidade. Sempre muito bem conservada. Um dos motivos que fez de Colônia de Sacramento um dos destinos mais visitados do país. Por fim tire alguns dias para descansar, relaxar, tirar fotos e se apaixonar pela cidade.

Rocha

Em primeiro lugar Rocha é um departamento do Uruguai que fica bem mais afastado da capital Montevidéu. Por isso um destino mais tranquilo, reservado e com praias mais rústicas. Nem por isso menos visitado. O destino atrai muito uruguaios no verão mas principalmente jovens, surfista e turistas em busca de tranquilidade. Além disso esse visual selvagem com natureza intacta tornam a região as praias mais bonitas do Uruguai. Sem falar que existem vários balneários nos arredores de Rocha. Os mais famosos são La Paloma, La Pedrera, Cabo Polônio e Punta del Diablo.

Termas

Primeiramente as águas termais do aquífero do Guarani estão localizadas ao norte do Uruguai, próximo ao município de Salto e Paysandú. Aqui as águas são ricas em cálcio e ferro com temperaturas que chegam a 40 graus. Embora seja longe da capital Montevidéu, existem diversas termas e parques aquáticos. Além disso as principais termas são Arapey, Almirón, Daymán, Guaviyú e San Niconor sendo uma privada, Termas de Salto Grande. As termas de Daymán são consideradas as mais desenvolvidas do ponto de vista turístico. Por outro lado foram construídos complexos hoteleiros com toda a infraestrutura para receber os turistas. Sem falar nas áreas de camping e hotel fazenda para agradar a todos os bolsos e gostos.

Dicas

  • A língua do país é o espanhol mas os uruguaios se esforçam para entender nosso português. Portanto dá para se virar bem no portunhol.
  • A moeda oficial é o peso uruguaio. O viajante consegue viajar levando apenas Real mas o ideal é levar dólar. Isso porque nem todos os estabelecimentos aceitam real. Mesmo levando dólar procure trocar pela moeda local assim que chegar para evitar problemas durante a viagem. Nem todas as cidades possuem ATM
  • Evite trocar dinheiro no aeroporto uma vez que a taxa é mais cara. Inclusive não troque tudo de uma vez.
  • Além disso na hora de fazer compras peça o formulário de Tax Refund. O viajante consegue pegar até 14% de volta na saída do país.
  • Não é necessário visto e passaporte para entrar no país. O viajante consegue visitar o Uruguai apenas com o RG. Contudo precisa ficar atento no bom estado de conservação e não ter mais de 10 anos da data de emissão.

Mais dicas

  • Ao contrário das tomadas brasileiras, no Uruguai a tomada é de 3 pinos grossos alinhados. Portanto carregue sempre uma adaptador de tomada universal para evitar problemas. A voltagem no país é de 220v.
  • Embora a maconha seja legalizada, no Uruguai apenas a população local pode consumi-la. Turistas não são autorizados a comprar e se forem pegos comprando ou consumindo, podem ser presos.
  • Como se não bastasse os uruguaios são pessoas pontuais e de tradições antigas. Portanto é muito comum o cochilo da tarde. A maioria dos estabelecimentos fecham entre 13h e 16h e depois abrem até tarde. Fique atento aos horários de funcionamento.
  • Para maiores informações clique Embaixada oficial do Uruguai.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Solve : *
12 × 23 =