Equador

Primeiramente o Equador é um país pequeno. Um dos únicos que não faz divisa com o Brasil. Tão desconhecido que muitos brasileiros mal ouvem falar. Além disso está localizado na América do Sul e guarda experiências incríveis, atrações históricas, naturais e uma população super simpática. Apesar de todas as atrações que o país oferece aos viajantes, a maioria dos turistas ainda vão em busca do disputado arquipélago de Galápagos. Também não é para menos que Charles Darwin se encantou por esse lugar.

Dicas dos melhores destinos para viajar sozinha
Dicas de viagem para a Costa Rica
Dicas de viagem para a Argentina

Por outro lado a capital Quito está a 2800 metros de altitude, rodeada de vulcões. Possui um dos centros históricos mais conservados do mundo. A cidade ganhou em 1978 o reconhecimento da UNESCO de Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim como Quito, a cidade colonial de Cuenca também se tornou patrimônio por suas belas igrejas, edifícios coloniais, ruas de pedras e toda sua atmosfera hispânica. Além disso Quito está no ponto zero da linha do equador. Você pode ver de perto a linha com o teleférico que é o mais alto do mundo e te leva a 4100 metros acima do nível do mar.

Quando ir ao Equador

Apesar de ser um país pequeno, o Equador tem um clima bem diversificado devido à elevação das diferentes zonas climáticas. Contudo o clima é bem agradável nos meses de junho a setembro na maioria das regiões. Além disso na costa do oceano pacífico a estação de chuva vai de dezembro a maio com temperatura média em torno de 23°C a 26°C. Já no altiplano andino o clima é relativamente seco e temperado com estação chuvosa de janeiro a maio. Os meses de abril a junho costumam ser os melhores na maioria das regiões.

Como chegar

Antes de mais nada não há voos direto do Brasil para Quito. A melhores opções são uma conexão rápida via Panamá com a Copa Airlines. Em Lima com a Taca ou em Bogotá com a Avianca. Além disso o aeroporto de Quito fica a 10 quilômetros da cidade. A melhor opção para chegar ao hotel ou vice e versa é com táxi.

O que fazer

Quito

Em primeiro lugar a capital equatoriana com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes possui uma infraestrutura hoteleira completa, serviços turísticos de qualidade, teatros e centros comerciais. Esse destino é um dos melhores países para quem procura descanso sem gastar muito. Além disso fica na linha que separa os dois hemisférios e possui o maior centro histórico de toda a América. Seus prédios de arquitetura impecável já abrigou a Escuela Quinteña e joias da coroa espanhola. Sendo assim não deixe de conhecer o Parque Nacional Cotopaxi que possui diversos vulcões sendo um ativo.

Por outro lado caminhe pelas ruas estreitas do centro admirando a arquitetura preservada. Visite a Basílica Del Voto Nacional, construída no século 19 em estilo gótico. Plaza de La Independencia, Catedral Metropolitana de Quito, Plaza de San Francisco, El Panecillo. Como se não bastasse o teleférico fica a 2,5 quilômetros do centro histórico. Com uma subida de 15 minutos que te leva a 4100 metros acima do nível do mar para uma vista incrível da cidade. Além disso há pontos estratégicos na cidade de Quito que marcam a divisa do hemisfério norte e sul. Por fim e se tiver com tempo conheça a montanha Chimborazo, a mais alta do país, e a Carihauirazo, que possui cinco mil metros de altitude.

Guayaquil

Primeiramente Guayaquil é a maior cidade do Equador e principal polo econômico. Além disso está localizada perto do mar, as margens do Rio Guayas. A cidade possui o principal porto do país e você consegue conhecer a cidade em um dia. Sendo assim não deixe de visitar o Malecón 200o que é um belo calçadão construído as margens do rio. Las Penãs bairro histórico que deu origem a cidade. Por fim o Cerro Santa Ana uma espécie de favela com casas coloridas que foi pacificado e oferece uma vista linda da cidade.

Cidade de Guayaquil - Equador
Cidade de Guayaquil

Cuenca

Antes de mais nada Cuenca é uma verdadeira joia rara do país. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além disso o viajante vai voltar no tempo caminhando pelo centro histórico e apreciando a arquitetura colonial espanhola. Por fim não deixe de fazer o passeio pelo Parque Nacional Cajas, que leva pelas cidades da redondeza.

Cidade de Cuenca - Equador
Cidade de Cuenca

Ilhas Galápagos

Em primeiro lugar o arquipélago de Galápagos é formado por 12 ilhas principais e muitas outras menores. Contudo cinco dessas ilhotas são inabitáveis. A principal ilha é Santa Cruz sendo a principal cidade Puerto Ayora. Além disso a fauna é o que há de mais espetacular nesse destino. Os pássaros, répteis e mamíferos são as espécies dominantes. Todavia o turista vai se deslumbrar com a vida marinha e as águas cristalinas. Esse arquipélago é uma espécie de santuário da vida animal que tenta encontrar o equilíbrio entre turismo e preservação do ecossistema.

Avenida dos Vulcões

Sem dúvida um dos passeios mais incríveis pelo coração do Equador com um vagão de trem. Os passageiros vão sentados no teto do veículo onde faz um frio de rachar no Altiplano dos Andes. Além disso a emoção de ver uma paisagem desenhada por campos cultivados, vulcões por todos os lados, neve no cume das montanhas e andinos vestidos com roupas coloridas vale a pena o frio e qualquer esforço. Por fim o passeio sai de Quito em direção ao sul do país, para em vilarejos e passa por desfiladeiros de tirar o fôlego. A Avenida dos Vulcões concentra nove dos dez picos mais altos do país.

Ruínas Ingapirca

Como se não bastasse o Império Inca deixou vestígios por toda a América Latina. Portanto o Equador também guarda uma parte delas. Essas ruínas são as maiores e mais importante sítio arqueológico do Equador. Além disso o tour leva cerca de uma hora e custa em média US$6 onde os turistas são acompanhados por guias locais.

Ruínas Ingapirca - Equador
Ruínas Ingapirca

Dica

  • A moeda oficial é o dólar americano.
  • A língua oficial é o espanhol.
  • Não é necessário visto para entrar no país, apenas passaporte válido.
  • O fuso horário é de duas horas a menos que Brasília.
  • Vale a pena provar o delicioso Cuy, porquinho da índia frito em óleo quente ou assado junto com o suco de tamarilho.
  • Aproveite para comprar um chapéu Panamá que apesar do nome, foi criado no Equador.
  • Além disso em 2008, o Equador foi o primeiro país a incluir em sua Constituição os Direitos da Natureza. Todo cidadão tem o direito de abrir um processo judiciário caso sinta que algum ecossistema está sendo impedido de existir.
  • Como se não bastasse o Equador possui aproximadamente 64 vulcões em um espaço territorial 30 vezes menor que o Brasil. Portanto a cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão.

Crédito das fotos: divulgação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Solve : *
4 + 2 =