Viajando sozinha

Para quem gosta de viajar uma das experiências mais agregadoras e interessantes é planejar uma viagem sozinha. Mesmo assim muita gente deixa de experimentar essa aventura por medo. São tantos mitos envolvidos no tema viajar sozinha que perdemos uma das melhores oportunidades da vida. Para ter certeza que não gostamos, deveríamos ao menos tentar, não?

Leia mais sobre outras dicas de viagem

Brasileiras viajam cada vez mais sozinhas

Se você tomou a decisão de viajar sozinha, está na hora de começar a planejar sua viagem pois queremos que seja uma experiência maravilhosa. O único risco que você corre é se apaixonar por este estilo de viagem e não querer mais dividir a estrada. Nesse artigo vamos falar sobre essa experiência tão enriquecedora e como planejar sua primeira viagem.

Leia mais sobre dicas para as mulheres que viajam sozinhas

Planejando sua primeira viagem sozinha

Escolha o destino

Algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de escolha o destino da sua viagem. Primeiro procure por lugares que tenham a ver com você. Não escolha camping se você não gosta de acampar. Segundo não vá para um resort onde a probabilidade de você encontrar somente casais e família é muito grande. Terceiro prefira lugares onde você domina o idioma local. Caso contrário pode se sentir um pouco desconfortável. Por fim dê preferência para cidades grandes ou que tenham uma boa infraestrutura de turismo. Apesar dos pontos mencionados acima, saiba que tem muita gente que consegue se divertir mesmo indo para um resorts e lugares na qual não falam a mesma língua.

Pesquisa e planejamento

Depois que você escolher seu destino está na hora de começar a pesquisar sobre o lugar. Nem todo mundo tem paciência para pesquisar mas saiba que o planejamento garante 90% do sucesso da sua viagem. Descubra tudo que puder. Desde documentos necessários, moeda, como chegar, como circular, melhor época para viajar até os melhores passeios. Será será extremamente importante até para você mudar de ideia e fazer tudo diferente.

Roteiro diário

Cada viajante vai encontrar seu estilo de viagem. Eu gosto de planejar meus dias com antecedência. Acordar cedo, tomar um belo café da manhã com tranquilidade e iniciar minha programação. Talvez você não goste de ter tudo programado mas é importante ter pelo menos uma lista de tudo que há para fazer. O ideal é tirar o dia chegada e da partida para descansar e conhecer os arredores.

Hospedagem

Cada viajante tem um critério na hora de escolher sua hospedagem. Porém o mais importante é a localização. O ideal é que você esteja hospedado próximo aos seus pontos de interesse e com uma boa linha de transporte público. Assim você economiza com táxi e poderá fazer quase tudo a pé. Outra dica bacana é se hospedar em hostel. Você vai ter oportunidade de conhecer gente de todos os lugares do mundo e fazer novas amizades. Saiba que há vários tipos de quartos. Desde compartilhados com 16 pessoas até quartos privativos. E não é apenas mochileiros e jovens que se hospedam em hostel. Há pessoas de várias idades.

Passeios/Tours

Se fazer passeios e visitar lugares completamente sozinha te deixa desconfortável. Uma boa maneira de quebrar o gelo é contratar o serviços de uma agência. Essa é uma excelente dica para fazer novas amizades. Hotéis e alguns hostel possuem uma agência na recepção que vendem passeios para os hóspedes.

Companheiros de viagem

Se você ainda está com medo de viajar sozinho por medo da solidão, temos algumas dicas para preencher o tempo e você nem vai perceber que está sozinha.

  • Set list das suas melhores músicas no celular
  • Um bom livro ou revista
  • Celular e chip pré pago
  • Câmera fotográfica
  • caderno ou diário de bordo para você anotar todas as suas aventurar

Local friend

Você ainda pode acessar os sites Couchsurfing e Rent a Local Friend para encontrar pessoas que estão dispostos a te mostrar a cidade. O mais importante que você viajar com a mente aberta. Deixar a vergonha de lado e conversar com as pessoas. Seja no hostel, no hotel, no restaurante, na feira ou nos passeios…, faça amizades.

Dicas

  • Sua saúde e sua segurança vem sempre em primeiro lugar. Lembre-se que você está viajante sozinha. Por isso é importante que tenha sempre uma seguro viagem. Qualquer problema que possa ocorrer, você vai ter que resolver sozinha.
  • Procure levar apenas o necessário na sua mala. Você está fazendo uma viagem sozinha e não terá ninguém para te ajudar a carregar as malas.

Essas são algumas dicas básicas para planejar sua primeira viagem solo. Não esqueça, o mais importante é manter sempre a mente aberta.

Compartilha com a gente como foi sua primeira viagem sozinha 😉

Crédito da foto: divulgação

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here