Mulheres muçulmanas - Zanzibar
Mulheres muçulmanas

Zanzibar é um arquipélago localizado a 60 quilômetros da costa da Tanzânia. Ao sudeste do continente Africano com um mar azul turquesa banhado pelo Oceano Índico. Stone Town é a principal cidade e o centro da ilha. Esse lugar possui um charme de séculos de influência árabe. Nessa cidade lindas mulheres africanas se vestem com burcas muçulmanas coloridas. A barreira de corais por toda a ilha faz do mergulho uma prática imperdível, sem falar dos safáris. Apesar de pouco conhecido entre os brasileiros, esse paraíso já ganhou o prêmio Traveler’s Choice do TripAdvisor.

Conhecida como a ilha das especiarias e onde o lendário Freddy Mercury nasceu, Zanzibar é exótica e cheia de charme. Caminhando pelas ruas você pode se perder entre as feirinhas, comércio, cheiros e cores. A hospitalidade dos habitantes traz a facilidade dos reencontros.

Zanzibar é formada por duas ilhas (Pemba e Unguja) sendo que noventa por cento da população é muçulmana. A economia gira em torno do turismo e agricultura de especiarias. As águas são cristalinas e de um azul turquesa incrível. Há várias opções de resorts e hotéis de luxo que farão suas férias inesquecíveis. É um destino perfeito para quem procura uma mistura de safári com praia.

Como chegar em Zanzibar

Não há voo direto do Brasil para Zanzibar. O jeito mais fácil de chegar ao arquipélago saindo de São Paulo é ir a Joanesburgo através da companhia South African Airways ou Latam. Ambas as empresas fazem o trajeto com voo direto que dura cerca de 8h30. A companhia Mango opera voos direto entre Joanesburgo e Zanzibar. Os voos acontecem as terças e sábados e o trajeto dura cerca de 3 horas. É possível chegar a Zanzibar via ferry boat. Saindo de De Dar es Salaam na costa da Tanzânia, a viagem dura cerca de duas horas.

Em Zanzibar o aeroporto fica a cinco minutos de Stone Town e é bem precário. Saindo do aeroporto, é possível chegar ao hotel através de táxi ou se aventurando em um Dala Dala. Os taxistas normalmente se aproveitam dos turistas e cobram em média $50 a $60 dólares americanos.

Quando ir

Zanzibar é um arquipélago que pode ser visitado o ano inteiro. As temperaturas variam muito pouco na ilha. O ideal seria conhecer o destino na estação seca, entre os meses de junho a outubro por serem menos úmidos e com temperaturas mais amenas. De dezembro a março chove muito pouco mas o clima fica ainda mais quente.

Como circular

Você pode cruzar a ilha inteira através do famoso Dala Dala. Esse transporte é uma combinação de caminhão com ônibus onde as pessoas são espremidas na parte de trás. A alternativa seria o táxi que cobra mais caro e neste caso vale a pena dividir a corrida.

O que fazer

Praias

Para quem gosta de mergulho e vida marinha, esse é o destino perfeito. As belezas do oceano Índico são de tirar o fôlego. A praia de Mangapwani é a mais distante, porém é a mais tranquila. Já a península de Nungwi é a mais popular com suas palmeiras e uma atmosfera convidativa para descanso. Há também um aquário, lagos de corais e uma fabrica de barcos.

Stone Town

Não faltam opções para conhecer e se divertir na capital. Algumas atrações são imperdíveis como a Casa dos Sonhos construído em 1883 e usada como salão de festas dos sultões. Catedral de São José construída no final do século XIX. Cúpula do Templo Hindu Shakti oferecida aos diversos deuses indianos. Ruínas Omani ou antigo Forte Árabe foi hospedaria do exército e hoje é utilizado para concertos ao ar livre. Igreja Anglicana Catedral de Cristo construída no lugar onde havia um mercado de escravos. Palácio da Justiça, Museu Casa da Paz, Mercado Municipal, Mesquita Abadhi. Ismaili Khoja Dispensary foi presente para a comunidade ismaili e hoje abriga a Casa da Cultura. Hammamni antiga casa dos banhos turcos e Casa África antigo clube inglês.

Tours

Não deixe de fazer o spice tour pelas fazendas e conhecer a agricultura de especiarias que torna esse local tão especial. Há também Dolphin Tour onde você nada com golfinhos ao sul da ilha. Blue Safari um passeio de snorkel no meio do mar onde você vai poder aproveitar um delicioso almoço em umas das ilhas próximas. Prison Island um passeio para aprender e visitar um pouco da cultura e história local. Você pode ainda ver tartarugas gigantes que só aparecem nessa região.

Dicas

  • A moeda oficial é o Shilings. Dólar e euro também são aceitos
  • O idioma é o inglês e o suaíli.
  • É necessário passaporte com validade mínima de seis meses. É necessário visto para entrar no país
  • O fuso horário é de três horas a mais que o Brasil.
  • As vacinas contra febre amarela é obrigatória, mas cólera, malária, tifoide e hepatite A são recomendados.
  • As tomadas são as mesmas utilizadas na Inglaterra
  • Produtos e serviços não são muito baratos. Como em todo local turístico, visitantes podem ser algo de oportunismo.
  • O mercado municipal pode ser um pouco chocante. A carne fica exposta em cima de balcão com a cabeça dos animais e olhos abertos.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorÁfrica do Sul
Próximo artigoArgentina

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here